Em resposta ao vandalismo ocorrido na cidade de São Gotardo, a vizinha Patos de Minas, em Minas Gerais, ergueu um outdoor nos mesmos moldes – exaltando Pabllo Vittar e posicionando-se contra Jair Bolsonaro. O cartaz traz as frases “Patos de Minas diz não ao preconceito! O amor é indestrutível! #FiqueEmCasa #ForaBolsonaro”.
A palavra indestrutível – referência a uma música emocionante da drag queen, cujo clipe trata justamente da discriminação por homofobia – aparece com uma letra de cada cor, formando o arco-íris. O outdoor foi criado por um grupo de cidadãos antifascistas.
Para evitar que ocorra o mesmo vandalismo de São Gotardo, os organizadores do outdoor de Patos de Minas fazem questão de lembrar que a área tem câmeras de segurança.
Entenda o “caso São Gotardo”
A história dos outdoors começou em São Gotardo, em Minas Gerais, quando alguns moradores pagaram para colocar uma exaltadão a Jair Bolsonaro na entrada da cidade. O outdoor criado dizia que “o povo trabalhador está contigo, Jair Bolsonaro”. Em resposta à manifestação, cidadãos contrários ao político criaram o outdoor com Pabllo Vittar – que trazia até a brincadeira de “agora ela foi longe demais”.
Mas não durou muito. Apoiadores de Jair Bolsonaro destruíram o outdoor de Pabllo Vittar na noite de terça (18/8). “Temos muito medo do pessoal em São Gotardo”, admitiu um dos organizadores do outdoor gay friendly.
“A minha amiga que fez a arte mora em São Paulo, mas agora ela está na cidade porque nossa família é de lá. Divulgaram as redes sociais dela e começaram a ameaçá-la. A gente espera que não aconteça nada. O pessoal em São Gotardo é muito intolerante, sabe?”, concluiu.
Em resposta ao vandalismo, os mesmos criadores do outdoor de Pabllo Vittar abriram uma vaquinha online para fazer outro. Eles arrecadaram R$ 955 para iniciativa com 24 apoiadores nesta semana. A própria drag queen se prontificou a ajudar, em mensagem postada no Twitter.