Com show do duo OUTROEU e a participação especial da cantora Sandy, o Dia Mundial da Paralisia Cerebral, nesta quarta-feira (06 de outubro), será celebrado com uma live promovida pelo Instituto Nossa Casa – primeira plataforma nacional destinada a traduzir o conhecimento científico sobre Paralisia Cerebral (PC). A transmissão, a partir das 20h, será pelo canal oficial da instituição no YouTube e, além de desfrutar desse encontro, o público poderá contribuir com doações à Nossa Casa por meio de um QR Code.
Engajada nessa causa, a dupla OUTROEU, formada por Mike e Guto, apresentará durante a live as músicas do novo álbum “O outro é você”, que trazem como mensagem a empatia e o olhar mais cuidadoso sobre todas as outras pessoas que existem além de si mesmo. A cantora Sandy, que fará uma participação especial, também apoia a causa.
“Desde o início da carreira, meu objetivo foi produzir música feita com verdade, muito amor e dedicação, sempre buscando levar alegria e mensagens positivas para o meu público. É uma honra participar dessa campanha de conscientização tão importante, que fala sobre a necessidade urgente da inclusão, incentivando a busca pela igualdade de oportunidades para todos”, destaca.
Sobre a ação #milhoesdemotivos
O Dia Mundial da Paralisia Cerebral mobiliza 75 países para a conscientização sobre pessoas com PC e suas famílias, além de diferentes organizações. Essa campanha é apoiada pela Rede Global de Paralisia Cerebral que vem criando uma agenda universal para trazer atenção e financiamento à causa em todos os cantos do mundo.
“Nós, do Instituto Nossa Casa, optamos pela potência da música e da arte que tanto nos encantam para levantar essa bandeira”, destaca o jornalista Rafael Bonfim, que tem paralisia cerebral e é cofundador do Instituto Nossa Casa.
A paralisia cerebral é um grupo de desordens do desenvolvimento do movimento e postura, causando limitação da atividade, atribuídos a distúrbios ocorridos no desenvolvimento do cérebro fetal ou infantil. Hoje, existem mais de 17 milhões de pessoas no mundo com essa condição e aproximadamente 350 milhões de familiares, amigos e apoiadores envolvidos em seu apoio e suporte.
No Brasil há uma carência de estudos sobre a prevalência da PC no cenário nacional, entretanto, há projeções de que a cada 1.000 crianças que nascem, sete apresentam essa condição. Para Marina Junqueira, cofundadora do Instituto Nossa Casa, a informação tem o poder de mudar vidas.
“O processo de inclusão depende de todos. No dia 06 de outubro, vamos celebrar, apoiar as pessoas com PC e ajudar a criar um futuro mais acessível para todos. Temos sempre muito a aprender quando falamos sobre inclusão e capacitismo e essa será uma grande oportunidade. Há milhões de motivos para estarmos juntos nessa data”, afirma Marina.
Na celebração do Dia Mundial da Paralisia Cerebral, o objetivo é garantir que crianças e adultos com PC tenham os mesmos direitos, acesso e oportunidades que qualquer outra pessoa na sociedade. Nas redes sociais, a hashtag #milhoesdemotivos será usada para marcar a data.
“Juntos podemos fazer isso acontecer. Em muitos casos as pessoas com PC parecem invisíveis, pois estão fora do alcance da visão da maioria do público em geral. Por isso é tão relevante trazer o assunto para discussão sempre. A data é um marco importante, mas esse tema precisa estar dentro do nosso cotidiano”, finaliza Beatriz Santos Vieira, cofundadora do Instituto.