O filme “Argentina 1985”foi o escolhido para representar a Argentina na corrida pelo Oscar de 2023, e pode ser visto nesta semana no Festival do Rio. O longa-metragem, protagonizado pelo astro Ricardo Darín, será apresentado em sessão única na quarta (12/10) no Cine Odeon às 21h45. Os atores Peter Lanzanie Alejandra Flechner estarão presentes.
“Argentina 1985” é baseado na história real dos promotores argentinos Julio Strassera e Luis Moreno Ocampo, que processaram a ditadura militar mais sangrenta do país em 1985, apenas dois anos após o retorno do regime democrático. No filme, Ricardo Darín faz Julio Strassera e Peter Lanzani interpreta Luis Moreno Ocampo.
Darín é um dos atores mais famosos da Argentina. Ele também protagonizou o filme “O Segredo dos Seus Olhos”, que ganhou o Oscar de melhor filme em língua estrangeira em 2010. Em “Argentina 1985”, ele é dirigido por Santiago Mitre, com quem já havia trabalhado no filme “A Cordilheira” (217).
(Foto: Divulgação)
Argentina de olho no Oscar
Depois do Festival do Rio, “Argentina 1985” será disponibilizado para streaming no Prime Video. A estreia está marcada para o dia 21 de outubro em 240 países e territórios. O longa-metragem está percorrendo festivais desde Veneza, como parte de sua campanha para conseguir uma indicação ao Oscar.
A última vez que a Argentina conseguiu uma indicação ao Oscar de melhor filme internacional foi em 2015 por “Relatos Selvagens”. Curiosamente, também era um filme protagonizado por Ricardo Darín. Na época, o prêmio ficu pra o filme “Ida”, representante da Polônia na premiação.