O filme “Argentina 1985” foi o escolhido para representar a Argentina na corrida pelo Oscar de 2023, e pode ser visto nesta semana no Festival do Rio. O longa-metragem, protagonizado pelo astro Ricardo Darín, será apresentado em sessão única na quarta (12/10) no Cine Odeon às 21h45. Os atores Peter Lanzani e Alejandra Flechner estarão presentes.
“Argentina 1985” é baseado na história real dos promotores argentinos Julio Strassera e Luis Moreno Ocampo, que processaram a ditadura militar mais sangrenta do país em 1985, apenas dois anos após o retorno do regime democrático. No filme, Ricardo Darín faz Julio Strassera e Peter Lanzani interpreta Luis Moreno Ocampo.
Veja o trailer:
Leia mais:
- Harry Styles esgota ingressos no Festival do Rio
- Criador do “Porta dos Fundos”, Ian SBF lança suspense no Festival do Rio
- Festival do Rio: Confira os documentários sobre artistas nacionais e internacionais da Première Brasil
- Festival do Rio: artistas prestigiam noite de abertura com “Império da Luz”
- “A Cozinha”: Primeiro filme de Johnny Massaro estreará no Festival do Rio
Darín é um dos atores mais famosos da Argentina. Ele também protagonizou o filme “O Segredo dos Seus Olhos”, que ganhou o Oscar de melhor filme em língua estrangeira em 2010. Em “Argentina 1985”, ele é dirigido por Santiago Mitre, com quem já havia trabalhado no filme “A Cordilheira” (217).
Argentina de olho no Oscar
Depois do Festival do Rio, “Argentina 1985” será disponibilizado para streaming no Prime Video. A estreia está marcada para o dia 21 de outubro em 240 países e territórios. O longa-metragem está percorrendo festivais desde Veneza, como parte de sua campanha para conseguir uma indicação ao Oscar.
A última vez que a Argentina conseguiu uma indicação ao Oscar de melhor filme internacional foi em 2015 por “Relatos Selvagens”. Curiosamente, também era um filme protagonizado por Ricardo Darín. Na época, o prêmio ficu pra o filme “Ida”, representante da Polônia na premiação.