O filme “Decisão de Partir”, o escolhido pela Coreia do Sul para tentar uma vaga no Oscar, chegou aos cinemas brasileiros nesta quinta (5/1). O longa-metragem está na lista dos pré-candidatos ao Oscar de melhor filme internacional, e a maioria das listas de apostas o inclui como um dos favoritos.
> Siga o perfil do POPline Geek no Instagram para ficar por dentro das novidades!
Veja o trailer:
Leia mais:
- Oscar 2023: Brasil fica fora dos pré-candidatos a Melhor Filme Internacional
- “The Whale”, filme que pode render Oscar para Brendan Fraser, ganha trailer novo
- A campanha do filme “Argentina 1985” em busca do Oscar
- Rússia boicota o Oscar 2023 e não submete nenhum filme
“Decisão de Partir” é o novo filme do cineasta Park Chan-wook, o mesmo de “Oldboy”. O longa-metragem estreou no Festival de Cannes de 2022, onde venceu o prêmio de melhor direção, e depois entrou também na programação do Festival do Rio.
A história gira em torno de Hae-joon (Park Hae-il), detetive responsável por investigar a morte de um homem que caiu do pico de uma montanha, e Seo-rae (Tang Wei), a viúva da vítima, suspeita de matá-lo. A indiferença dela pela morte gera desconfiança mas também interesse no investigador, que acaba nutrindo sentimentos por ela.
Crítica aclama o filme “Decisão de Partir”
Até agora, o filme é sucesso de crítica. Conta com 94% de aprovação no site Rotten Tomatoes, que compila a opinião de críticos especializados. O New York Times escreveu que um dos muitos prazeres envolvendo “Decisão de Partir” é que o diretor Park Chan-wook claramente se divertiu fazendo o filme tanto quanto o público se diverte assistindo.
O nome de Park Chan-wook também é um facilitador rumo ao Oscar. O cineasta é bastante conhecido pela indústria. Ele já foi premiado nos festivais de Cannes, Berlim e Veneza, que são alguns dos mais importantes do mundo. Hollywood gosta tanto dele que, em 2013, fez um remake de seu filme “Oldboy” com elenco e equipe norte-americanos.