O Oscar 2019 que acontecem no último domingo (24) estimulou ganhos de vendas consideráveis para as cinco faixas nomeadas na categoria de ‘Melhor Canção Original’, de acordo com relatórios de vendas iniciais realizada pela Nielsen Music e divulgado pela Billboard.
Em conjunto, o quinteto de músicas vendeu um total de 23.000 downloads nos EUA no dia do show (24 de fevereiro), um aumento de 139% em comparação com as 10.000 em vendas registradas no dia anterior (23 de fevereiro).
O líder do grupo foi o vencedor da música original, “Shallow” (Lady Gaga, Andrew Wyatt, Anthony Rossomando e Mark Ronson), de ‘A Star Is Born (Nasce Uma Estrela). A música vendeu quase 21.000 downloads no domingo (até 121%), mais do que as vendas dos outros quatro indicados juntos.
No Oscar, quatro dos indicados foram apresentados no palco: “Shallow”, “I’ll Fight” (RBG), “The Place Where Lost Things Go” (O Retorno de Mary Poppins) e “When a Cowboy Trades His Spurs for Wings ”(The Ballad of Buster Scruggs).
“Shallow” foi encenado em uma apresentação muito aguardada, por seus artistas originais Lady Gaga e Bradley Cooper. Veja abaixo:
Dos cinco indicados, apenas “All the Stars”, de Pantera Negra, não foi apresentado no Oscar, por problemas de logística com Kendrick Lamar; mas, a música foi reconhecida durante a introdução e apresentação da categoria de Melhor Canção Original.
Os apresentadores do Oscar, a banda Queen, com Adam Lambert, viram um forte aumento nas vendas também, seguindo o desempenho da banda com ‘We Will Rock You’ (27.000 vendas) e ‘We Are the Champions’ (21.000 vendas).
As vendas do catálogo de músicas da Queen cresceram 29% no domingo. Além disso, as duas faixas que a banda apresentou saltaram 49% em vendas, já que “Rock” e “Champions” venderam um total de 4.000 no domingo (acima de 3.000 no dia anterior).