Steven Spielberg estreia seu novo filme, “Os Fabelmans”, nos cinemas brasileiros nesta quinta (12/1), já com dois Globos de Ouro na conta. O longa-metragem é um drama fictício baseado na infância e na família do cineasta. Muito do que acontece no filme, de fato, ocorreu na vida dele.
Por exemplo, a separação dos pais – interpretados por Michelle Williams e Paul Dano. A mãe do diretor realmente trocou o marido pelo melhor amigo dele – que também se chamava Bernie na vida real. No filme, Bernie é vivido por Seth Rogen.
Em “Os Fabelmans”, o personagem Sam/Sammy (Gabriel LaBelle) é um alter-ego de Steven Spielberg. O personagem descobre o caso da mãe com o melhor amigo do pai enquanto edita um vídeo caseiro sobre uma viagem de fim de semana da família. Isso também aconteceu na vida real, quando Spielberg tinha 16 anos.
Steven Spielberg quase desistiu da carreira de diretor?
Diferentemente do filme, porém, Spielberg não desistiu de dirigir após descobrir o caso extraconjugal da mãe. Ele contou, em uma entrevista, que pensou em desistir mesmo depois de ver o filme “Lawrence da Arábia”, de David Lean. Ele pensou que o nível era alto demais para ele e nunca seria capaz de fazer algo assim.
O macaco que a mãe de Sammy tem no filme também existiu na vida real. A mãe de Spielberg comprou o bicho quando estava com depressão. O animal a ajudou no tratamento terapêutico.
Diretor teve encontro com John Ford?
Outra cena inspirada na vida real é o encontro de Sammy com o diretor John Ford (interpretado por David Lynch). Spielberg realmente teve uma breve reunião com o cineasta e ouviu o conselho sobre enquadrar o horizonte sempre acima ou abaixo da cena, nunca no meio.
O bullying e a agressão que Sammy sofre na escola também ocorreram na vida de Steven Spielberg, por conta do antissemitismo. Quando sua família se mudou para a Califórnia, era a única judia do bairro.