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Os efeitos da COVID-19 alteraram o consumo dos gêneros musicais no Spotify?

Reprodução/Pc Actual
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Foto: Spotify / Divulgação

Há um pouco mais de um mês do início do isolamento social, as rotinas mudaram e, logo, o consumo musical também.

Se antes, as pessoas tinham o costume de ouvir música no trânsito, na academia, nas lojas de departamento, shows, rádios, entre outros; a nova realidade trouxe um impacto direto nas formas que a música passou a ser consumida.

Para ajudar a lidar com as preocupações da indústria musical mundial com a pandemia de COVID-19, a empresa de análise musical Chartmetric está monitorando continuamente mais de 2 milhões de artistas em mais de 20 fontes de dados de mídia social e de streaming. Todos os dados são coletados, organizados e analisados ​​pelo Chartmetric. Ciência de dados por Nuttiiya Seekhao. Análise de Jason Joven e Rutger Ansley Rosenborg.

O Chartmetric determinou de 3 de março de 2020 a 9 de abril de 2020 como a janela para essa análise em nível de gênero. Retornar a 1º de janeiro ou antes seria válido, mas a empresa correria o risco de perder algumas das tendências que se tornam mais visíveis durante um período mais curto. Tarde demais, e eles poderiam cortar pequenas tendências já em andamento.

O Spotify Monthly Listeners (MLs), como usado na análise, é uma estatística gerada pelo Spotify mostrando o número acumulado de ouvintes únicos de um artista nos últimos 28 dias .Para esta análise, foram coletados dados de MLs para os 100 principais artistas de cada gênero, classificados pela contagem de seguidores do Spotify. Como os gêneros são construções sociais e inerentemente subjetivos, a empresa tentou otimizar nossas categorizações de acordo com as expectativas tradicionais do setor.

Principais highlights:

  • A audiência do Spotify parece estar aumentando para as músicas Clássica, Ambiental e Infantil devido ao COVID-19;
  • A audiência não é afetada por Pop, Country e Dance durante o COVID-19, mas o Country parece estar demonstrando a maior resiliência entre eles;
  • A audiência parece estar diminuindo para o latino, o rap e o rock durante o COVID-19, mas potencialmente devido a outros fatores e não necessariamente um resultado da pandemia global;
  • Ainda é prematuro afirmar que qualquer tendência durante esse período esteja de fato correlacionada ao COVID-19 e que será um indicativo para os meses seguintes.

Confira em seguida a comparação com o mesmo período do ano de 2019 e o de 2020:

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Foto: Spotify / Divulgação

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Foto: Spotify / Divulgação

O que é mais importante em relação ao COVID-19: parece não haver correlação conclusiva perto do ponto de meados de março, onde vemos as mudanças mais decisivas no nível do gênero coletivo. Pop e Rap simplesmente parecem ser características naturais dos próprios gêneros, como sempre, com alguns artistas subindo e descendo em vários momentos.

Ao analisar a comparação entre Pop e 2019 vs. 2020, não parece haver reflexos únicos em meados de março ou entre os anos – apenas uma tendência bastante insignificante de queda (apenas 1,2x) durante o período. Notar “nenhuma mudança” ainda é um insight, de acordo com a análise.

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Foto: Spotify / Divulgação

Quanto ao Rap, parece haver uma tendência oposta interessante entre 2019 e 2020. Mas, dizer que o COVID-19 é a causa disso seria prematuro.

 

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Foto: Spotify / Divulgação

Olhando para as sextas-feiras nesse período, a análise aponta vários artistas sofrendo fortes reviravoltas, provavelmente devido à volatilidade das maiores playlists de países da plataforma, como Hot Country (5,7 milhões de seguidores) e Chillin ‘on Dirt Road (2,2M ) Esse é um comportamento de gênero semelhante ao que vimos no Pop, exceto que uma parcela maior dos artistas do país está em alta nos MLs. Por razões desconhecidas, embora o número geral de fluxos tenha diminuído durante o período de bloqueio, os EUA aumentou constantemente sua base de ouvintes.

Para o Dance, ele se parece com o perfil do Rap: alguns dos 100 principais artistas se estreitam suavemente nos MLs, enquanto os outros estão seguindo de maneira neutra ou experimentando um aumento nos MLs. Embora o gráfico exiba algumas mudanças de tendência centradas na sexta-feira, parece mais uma composição confusa, o que sugere que o Dance não é tão orientado para a playlist editorialmente quando se trata de ampliar a audiência.

De qualquer maneira, nem Country nem Dance mostram nenhum comportamento conclusivo relacionado ao COVID-19.

A conclusão natural a se tirar é que o conteúdo infantil em várias plataformas de mídia digital deve seguir o exemplo e explodir a tendência. Dado o fato de o uso do tablet estar “atrapalhando” o uso do telefone, da televisão e do computador de mesa, o viés deve se inclinar logicamente em direção à mídia baseada em visual e em plataformas como Netflix e YouTube.

No entanto, para os pais que desejam reduzir o tempo de tela para os filhos e aumentar a quantidade de tempo em que conseguem se concentrar no trabalho, a mídia baseada em áudio deve, teoricamente, ser útil também.

 

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Foto: Spotify / Divulgação

De acordo com várias fontes diferentes, a música clássica, em conjunto e ópera (“clássica”) e a música ambiente, de relaxamento e experimental (“ambiente”) parecem ter realmente vencido nesses tempos desafiadores.

Trabalhar em casa tornou-se a nova norma para muitos e, aparentemente, as letras da música apenas atrapalham – ou isso, ou os ouvintes estão buscando uma sensação de calma e ordem quando as rotinas de trabalho, escola, social e família foram viradas de cabeça para baixo.

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Foto: Spotify / Divulgação

Ambos os gêneros ajudaram a determinar um marcador importante para quando os usuários do Spotify começaram a exibir um comportamento único, em relação a outros gêneros. Esse ponto de inflexão ocorre aproximadamente por volta de 18 de março e próximo ao pico do Google Trend “coronavírus”.

Portanto, embora esses dois gêneros pareçam ter padrões correlatos de MLs do Spotify sincronizados com a mesma linha do tempo, o que torna um argumento ainda mais convincente é o que Samantha Hissong, da Rolling Stone, alude em seu artigo de 7 de abril de 2020: “ O Spotify notou mais músicas ‘relaxantes’ nas listas de reprodução dos usuários em geral, à medida que as pessoas adicionam músicas notavelmente mais acústicas, menos dançantes e com menos energia do que as músicas adicionadas no passado”, disse a empresa Hissong que conclui que o comportamento é independente de plataforma, citando padrões semelhantes em Deezer e Pandora.

 

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Foto: Spotify / Divulgação

Isso reforça o argumento de que podemos estar vendo uma mudança de estilo de vida induzida pela pandemia do Covid-19.

Clique aqui para conferir a análise completa.

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