in

Os bastidores do anúncio da gravidez da Ivete Sangalo


Ivete Sangalo anunciou sua gravidez de gêmeos na terça (12/9) pelo Instagram: o post já recebeu 1,2 milhão de curtidas em menos de 24 horas. O número é 12 vezes maior do que as fotos da baiana costumam registrar no aplicativo digital. É o que acontece quando a maior estrela do país, adorada por nove em cada dez brasileiros, revela que vai aumentar a família. “O mundo está muito problemático. Ivete tem que repovoar”, brinca Tiago Leifert, novo colega de trabalho da cantora, na 6ª temporada do “The Voice Brasil”, que estreia dia 21 de setembro na TV Globo.

A gravidez de Ivete Sangalo envolve muitas questões. Ela tem uma turnê nova para estrear na sexta (15/9), no Palco Mundo do Rock in Rio. Tem vontade de lançar três singles até o fim do ano. Vai aparecer semanalmente no “The Voice” até dezembro, o que significa que o país inteiro acompanhará o crescimento de sua barriga e todas as decorrentes transformações em seu corpo. E, o maior dos tópicos: o Carnaval de Salvador. Feitas as contas, a cantora estará com oito meses de gravidez na época da folia. Os abadás para seus blocos não começaram a ser vendidos e paira a dúvida se ela participará do Carnaval no ano que vem. As apostas são que não. Então, quando Ivete anuncia uma gestação, todos esses temas surgem. Não é simplesmente “oi, tô grávida, valeu, falou”.

O burburinho sobre a gravidez já circulava na Internet entre fãs há algum tempo e ganhou a mídia com força na última semana. Sites chegaram a falar que ela faria o anúncio no palco do Rock in Rio. Mas a coletiva de imprensa do “The Voice Brasil” estava marcada para terça, e jornalistas de todo o país chegaram ao estúdio da TV Globo munidos de estratégias e armadilhas para tentar extrair o furo da boca da artista. Não foi preciso. “Cheguei ao camarim da Ivete e falei: ‘estamos fazendo um bolão de que sua gravidez vai ser a primeira pergunta da coletiva’. Ela virou para mim mostrando o celular e falou: ‘já estou postando aqui, oh!'”, contou Tiago Leifert. O dito post foi publicado 20 minutos antes do encontro dela com os repórteres. Deu um baile em quem queria dar a confirmação da notícia em primeira mão.

– Nós somos artistas, pessoas públicas, mas é reservado à gente o direito de viver os sabores do privado, embora eu entenda a alegria de poder dividir essas coisas com meus fãs e as pessoas que me querem bem. Mas tudo a seu tempo. A intenção não é dar a volta [na imprensa], mas dar o tempo que as coisas precisam ter. Olha que alegria boa. Eu também não queria me ater a isso aqui na coletiva, porque custa um dinheirão fazer esse cenário. A pauta é o programa, gente. – ela disse, logo na primeira pergunta da coletiva, que, mesmo após o anúncio, foi também sobre sua gravidez.

Com felicide estampada no rosto e se emocionando facilmente, Ivete Sangalo ficou com jornalistas durante meia hora sem dizer absolutamente nada privado. Assumindo o controle da situação, a baiana desconversou sobre o Carnaval e lançamento de músicas novas. Sempre que o assunto caía para sua gravidez, ela chamava a atenção que estava ali para falar do programa – não de uma maneira ranzinza, mas daquele jeito piadista e bem humorado que lhe é peculiar: “a gente já está vendo de fazer aqui a ultrassom ao vivo. (risos) Vou fazer um ‘live’, vai ser uma loucura, uma exposição absurda. Acompanhe no Stories. Lulu será o médico. Teló será o enfermeiro”. Repórteres ficam sem resposta, mas acabam rindo junto com ela. O POPline insistiu na questão do Carnaval: afinal, desde os anos 1990, quando ainda estava na Banda Eva, Ivete nunca deixou de comandar o trio-elétrico.

– Não é que eu não queira falar do Carnaval. É em respeito a toda uma programação para a gente falar do programa, e também porque exige uma responsabilidade e será tratada com essa responsabilidade. Eu prefiro fazer isso dentro de um ritual que seja informativo, esclarecedor, para a gente não criar especulações sobre um assunto que tem, de fato, uma relevância na minha vida. Sou uma cantora, uma artista do Carnaval. É por isso, entendeu? Não é simplesmente uma maniazinha, “não vou falar”, “tô chata”! Quando a gente é uma pessoa pública, a gente tem que ter responsabilidade sobre tudo que diz. Então, para que não saiam mentiras, minha assessoria de imprensa já está munida de todo esse argumento para colocar para vocês da maneira que tem que ser.

Procurada pelo site, a assessoria de imprensa da Ivete não respondeu até o fechamento desta matéria. Para os fãs, no entanto, há uma notícia boa: Ivete deve mesmo lançar mais algumas músicas ao longo da gestação. Utilizar o espaço do “The Voice” para promover um single é algo que passa, sim, em sua cabeça. Ela disse que o programa incentiva que os artistas levem novidades. Vale lembrar que a cantora tem uma música inédita gravada com Livinho e guardadinha até segunda ordem.

– Eles estão sempre querendo saber se a gente não quer fazer algo diferente para o programa. Tem sempre essa fomentação de coisas novas. O programa trata disso e, naturalmente, é um grande palco, não só para os candidatos, mas também para a gente. Então, sem dúvida. Eu me lembro que lancei “O Doce” aqui como supertécnica e, no outro dia, não precisava nem mais falar da música. Foi uma loucura. Foi muito massa.