in

Os 10 melhores clipes do segundo semestre de 2017

Mais uma vez, a equipe do POPline se reuniu para uma votação interna: apontar quais foram os melhores clipes lançados no Brasil e no mundo no segundo semestre de 2017. Os critérios são subjetivos e nada tem a ver com números, recordes ou desempenho comercial. É uma opinião sobre qualidade.

Cada membro da redação montou seu próprio Top 10 e foram atribuídos pontos decrescentes do 1º ao 10º lugar. Contabilizados os votos de cada um, foi montado o ranking geral da equipe, com a soma das pontuações. No caso de empate, sobressai o clipe que foi citado mais vezes. Confira o resultado da votação do POPline:

10) Charli XCX – Boys

A inglesa subverteu o padrão de objetificação feminina nos videoclipes e mostrou como é tosco o que a cultura machista faz com as mulheres ao botar homens na mesma situação. No clipe, ela reuniu um enorme time de participações – de youtubers a popstars. Na descrição, ainda deu uma sacaneada: “nenhum cara foi desrespeitado na gravação desse vídeo”.

9) Camila Cabello feat. Young Thug – Havana

Quando o clipe saiu, a música já era um sucesso. Para o vídeo, Camila brincou com o melodrama das novelas latinas e com a situação de uma telespectadora hipnotizada sem viver a vida de verdade. Com participações de Lele Pons e LuJuan James.

8) Sandy – Nosso Nó(s)

A cantora mostrou os altos e baixos que qualquer casal vive, com momentos felizes e tristes, de união e solidão, de brigas e pazes. O vídeo poético mostra como o sexo é ótimo quando tudo está bem e como é possível dormir sem nem olhar na cara do parceiro quando tudo está mal. Com participação de José Trassi.

7) Fergie – A Little Work

O clipe mostra uma “viagem” que Fergie viveu no passado, quando abusava do uso de drogas. O vídeo a mostra internada em um sanatório e seus delírios dentro de uma igreja. Segundo a artista, certa vez ela se enfiou em uma igreja com a certeza de estar sendo perseguida e tinha medo de sair de lá. Foi quando aceitou que havia perdido o controle de si mesma.

6) Kesha – Praying

O clipe de retorno da cantora começa com uma cruz e a pergunta: “estou morta ou é só um desses sonhos?”. Kesha usou o vídeo para fazer um grande desabafo sobre sua situação na batalha judicial com Dr. Luke e, principalmente, dar a volta por cima e mostrar que isso é possível para todos que passam por momentos difíceis.

5) IZA part. Marcelo Falcão – Pesadão

Com essa música, IZA encontrou seu lugar no mercado. O clipe é a melhor tradução de sua proposta musical e estética para o público – com os diversos figurinos, a coreografia, a atitude, o swing e a participação do Marcelo Falcão.

4) Kendrick Lamar feat. Rihanna – Loyalty

O clipe noturno do rapper traz Rihanna na pele de uma prostituta de rua e investe em efeitos visuais. Depois de rir dos caras brigando por conta dela, Rihanna afunda no chão com Kendrick Lamar, fica pendurada por um braço no alto de um prédio, e gargalha ao baterem com um carro. Lealdade.

3) Anitta – Vai Malandra

Começando com o close nas celulites, o clipe da Anitta valoriza o estilo musical com o qual ela começou a carreira, o funk, e mostra para o mundo a cultura da favela, sem olhar de cima. Anitta rebola com o biquíni de fita isolante, se diverte em um boteco e sensualiza ao lado dos boys em uma piscina improvisada.

2) Dua Lipa – New Rules

Dua Lipa estabeleceu as novas regras, mas precisa da ajuda das amigas para segui-las à risca e não cair em contradição. O clipe é um dos grandes sucessos do ano, deu origem a vários memes e paródias – provando seu impacto na cultura contemporânea.

1) Taylor Swift – Look What You Made Me Do

É o clipe em que a cantora se declarou morta e reviveu várias “versões de si” ao longo da carreira pública. Que atire a primeira pedra quem não parou para desvendar as charadas e as pistas espalhadas em todo o vídeo – ou ao menos leu uma matéria sobre o tema. Com sua cobra servindo um cházinho, Taylor Swift bombou.

Gostou? Veja também a lista dos 10 melhores clipes do primeiro semestre!

Abaixo, você confere todos os clipes que receberam votos:

Escrito por Leonardo Torres

“Trigger Bang”: Veja teaser do novo videoclipe de Lily Allen

Lia Clark anuncia lançamento de single novo para este mês