in ,

Orquestra virtual com alunos de escolas públicas do Rio apresentam músicas de Tom Jobim no YouTube

Orquestra virtual com alunos de escola pública apresenta obras do maestro Tom Jobim na internet (Foto: Reprodução)

Alunos de escolas públicas do Rio de Janeiro que participam do projeto “Tom nas Escolas” gravaram uma série de vídeos tocando músicas do maestro Antonio Carlos Jobim. A orquestra virtual começou a apresentação nesta segunda-feira (03), com “Garota de Ipanema”, que se tornou um clássico da Música Popular Brasileira. Ao todo, oito vídeos serão lançados, com as performances sendo liberadas semanalmente, até o dia 04 de setembro.

O “Tom nas Escolas” chega a mais de 600 mil alunos da rede municipal de ensino do Rio de Janeiro. O projeto é realizado por meio de uma parceria do Instituto Antonio Carlos Jobim com o Programa Orquestra nas Escolas, que desde 2017 oferece aulas gratuitas de música e instrumentos musicais em 52 escolas do Rio.

O Programa conta com 16 orquestras em atividade, como a Orquestra Sinfônica Juvenil Carioca, que promovem um amplo calendário de concertos e programações. Em tempos de isolamento social, os alunos assistiram as aulas de casa e o estudo desenvolvido com os professores online foi gravado para virar a apresentação que seguirá até setembro, no canal do Programa Orquestra nas Escolas no YouTube.

Além de “Garota de Ipanema”, os alunos aoresentarão ainda as músicas “Samba de Uma Nota Só”, “Corcovado“, “Águas de Março”, “Chega de saudade”, “O Morro Não Tem Vez”, entre outras.

O objetivo do projeto “Tom nas Escolas” é mostrar para as novas gerações a importância da obra do maestro Antonio Carlos Jobim, que é um dos maiores expoentes de todos os tempos da música popular brasileira e criador da bossa nova.

“Esperamos que a trajetória do maestro possa servir de exemplo às crianças e que sua obra possa contribuir para a formação de jovens estudantes. Que possa ainda ampliar seus horizontes, proporcionando uma educação com mais qualidade e, ao mesmo tempo, garantindo a permanência da arte de Tom Jobim, motivo de orgulho para nós, brasileiros.”, declara o maestro e compositor, Aluísio Didier

Para a coordenadora geral do Programa Orquestra nas Escolas Programação “Tom nas Escolas”, Moana Martins, “a grande diversidade temática trazida pela música do maestro Tom é muito instigante e oferece recursos visuais e imaginários para que os meninos e meninos da rede carioca de educação possam construir significados próprios, com inspiração para novas possibilidades de pensar e de viver”.

Veja o vídeo de Garota de Ipanema!

Acervo do maestro é disponibilizado nas redes sociais

No momento em que a obra do maestro Tom Jobim chega a milhares de jovens no Rio de Janeiro, o Instituto Antonio Carlos Jobim também desenvolve e amplia a divulgação do acervo dele nas mídias digitais. Conteúdos como fotos, vídeos, músicas, manuscritos e textos acerca da obra musical do compositor são adaptadas para publicação nas redes sociais.

Com o desenvolvimento das mídias digitais, o IACJ busca estreitar laços entre a obra e o público de Tom Jobim. O envolvimento com o acervo do maestro tem como objetivo aumentar o alcance a partir de uma ampla distribuição da sua obra musical, sua poética e seus valores sobre ecologia e a cultura brasileira.

Veja a programação da Orquestra Virtual

Dia 11 de agosto, 3af | Tema: Dia do Estudante | música Samba de uma nota só

Dia 17 de agosto, 2af | Tema: Dia do Patrimônio Histórico Nacional | música Corcovado

Dia 22 de agosto, sábado | Tema: Dia do Folclore | música Águas de Março

Dia 24 de agosto, 2af | Tema: Amor | música Wave

Dia 27 de agosto 5af | Tema: Saudade | música Chega de saudade

Dia 31 de agosto | Tema: Samba | música O morro não tem vez

Dia 4 de setembro | Tema: homenagem professores | Música “Se todos fossem iguais a você

Escrito por Victor Arris

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Simone, dupla de Simaria, mostra pela 1° vez o corpo em nova gravidez. Foto: Instagram @simonemendes

Bebê a caminho! Simone, da dupla com Simaria, anuncia nova gravidez

Para estimular setor de shows e eventos, Ecad anuncia desconto na cobrança de direitos autorais