Foto: Daniel Ebendinger/Divulgação
in

Orquestra Petrobras Sinfônica realiza turnê online por 8 cidades

A “Turnê Online” acontece a partir dessa quinta-feira (22) até dia 01 de agosto, pelo YouTube

Pensando na pluralidade musical do Brasil e para estar mais próxima do público, mesmo à distância, a Orquestra Petrobras Sinfônica inova mais uma vez com o lançamento da “Turnê Online”, que acontece a partir dessa quinta-feira (22) até dia 01 de agosto, no seu canal do YouTube, presenteando oito cidades com 16 concertos exclusivos e gratuitos, sendo seis inéditos.

Por conta da pandemia da Covid-19, a orquestra realiza sua turnê de forma online, dedicando um dia para cada cidade que faria parte de seu roteiro presencial. “Um dos momentos mais especiais e esperados da Temporada Anual da Orquestra Petrobras Sinfônica é a turnê nacional, quando nos apresentamos em diversas cidades do Brasil”, comenta Her Agapito, Presidente do Conselho Diretor da Petrobras Sinfônica.

“Neste ano por conta das restrições de circulação impostas pela pandemia do Coronavírus, optamos por fazer uma Turnê Online, onde cidades nas quais iríamos tocar presencialmente, em épocas normais, serão homenageadas. Esperamos que o público de cada cidade e de todo o país nos assista pela internet, das suas casas, com o mesmo entusiasmo que assistiria presencialmente”, completa.

Com um repertório criado especialmente para cada cidade de apresentação, mas que poderá ser acessado por todo o Brasil, os concertos dão destaque para a bossa-nova de Tom Jobim e o clássico de Heitor Villa-Lobos, homenagem aos 80 anos do rei Roberto Carlos, passando pelo sertanejo de Marília Mendonça, pop do Skank e do internacional Coldplay até o rock de Legião Urbana e Metallica. Tudo em versão sinfônica, com a participação de mais de 50 músicos e nove arranjadores, incluindo o Mário Adnet, vencedor do Grammy Latino.

Mas, antes de cada concerto, às 19h30, o público está convidado para um bate-papo online, que vai reunir um músico da orquestra e um convidado especial que tenham ligação com a região.

“A Turnê resume a diversidade do Brasil em termos rítmicos e de criação musical. Ou seja, vamos mostrar um pouco dessa mistura, e a Petrobras Sinfônica embarca nessa mistura, tocando todos os repertórios. O público pode esperar essa variedade de sons e ritmos que vai brindar a nossa turnê, que será realizada ainda de forma remota, mas com um conceito único para cada cidade” adianta Felipe Prazeres, spalla da orquestra.

Felipe Prazeres | Foto: Renato Mangolin/Divulgação

Programação

Na primeira semana, de 22 a 25 de julho, será a vez das cidades Curitiba, Belo Horizonte, Vitória e São Paulo, com concertos que vão de Metallica e Skank, ao romantismo do Rei Roberto Carlos e Coldplay, respectivamente. No repertório destas apresentações, sucessos como “EnterSandman”, “Garota Nacional”, “Detalhes” e “Paradise” em versões sinfônicas.

Já nas datas de 29 de julho a 01 de agosto, serão homenageadas as cidades de Brasília, Goiânia, Salvador e Rio de Janeiro, começando com o concerto “Rock Brasília”, com músicas das bandas Legião Urbana, Capital Inicial e Raimundos.

O “Sertanejo Sinfônico”, em Goiânia, reúne grandes sucessos como “É o amor”, “Evidências” e “Não aprendi dizer adeus”, das tradicionais duplas sertanejas, além da icônica “Supera”, de Marília Mendonça, enquanto o “Mix Bahia” conta com clássicos do axé e da música baiana como um medley do “É o Tchan”, “Baianidade Nagô” e “Faraó”.

No encerramento, um concerto especial para a cidade maravilhosa, com repertório dos maestros Tom Jobim e Heitor Villa-Lobos, incluindo clássico da bossa nova como “Wave”, “Se todos fossem iguais a você”, e “Bachianas brasileiras nº 5”.

Escrito por Rafa Ventura

Eric Clapton não tocará em locais que exigirem vacinação de fãs

misteriosa

Site de Selena Gomez entra em contagem regressiva misteriosa