Felipe Prazeres | Foto: Renato Mangolin/Divulgação
in

Orquestra Petrobras Sinfônica apresenta concerto inédito do Guns N’ Roses

O concerto faz parte da 3º Edição do Festival Online, com transmissão gratuita  pelo YouTube

Já imaginou ouvir ‘Welcome to the Jungle”, “Sweet Child O’Mine” e “Patience” com violinos elétricos no lugar dos solos de guitarra? A Orquestra Petrobras Sinfônica vai promover, de 24 a 27 de junho, a 3º Edição do Festival Online, com transmissão gratuita  pelo YouTube e repertório variado, incluindo um concerto inédito no Brasil com músicas da banda de rock Guns N’ Roses. O festival tem o objetivo de democratizar a música de clássica, trazendo concertos que passeiam do clássico ao pop.

O “Guns N’ Roses Sinfônico” é uma das apostas da Orquestra em mostrar, mais uma vez, que é possível unir concerto de música clássica com pop e rock, e emocionar até mesmo o público que não está habituado a ouvir música de concerto. No dia 25 de junho, serão apresentados 15 sucessos com arranjos sinfônicos de Itamar Assiere, Jessé Sadoc, Ricardo Cândido e Gilson Santos.

Além deste, durante os quatro dias de festival, será apresentado um repertório diversificado e inovador, onde o Barroco de Händel, o pop do Michael Jackson e os clássicos de Villa-Lobos e Mozart se encontram em uma programação que foi cuidadosamente pensada para tornar a música de concerto plural, múltipla, e que dialogue com todos os públicos. A emoção contagiará até as crianças, com uma apresentação de “Balão Mágico Sinfônico”. Assista um trecho do espetáculo gravado em 2017:

“Com o concerto dedicado à banda Guns N’ Roses, mais uma vez a Petrobras Sinfônica se destaca como pioneira em trazer repertórios inusitados e sem a presença de solistas, mostrando a orquestra na sua totalidade e todo o seu potencial em interpretar qualquer tipo de repertório”, revela Felipe Prazeres, regente e spalla da Orquestra Petrobras Sinfônica..

E completa: “Vamos apresentar dois violinos elétricos solistas e violoncelo elétrico, então todo os solos do Slash (guitarrista da banda) estão garantidos, e a voz inconfundível do Axl Rose estará presente através dos naipes da orquestra. Estamos todos animados e preparados para entrar no clima do rock”.

Clássicos

A Petrobras Sinfônica também apresentará, durante o festival, quatro concertos clássicos que darão ênfase a diferentes períodos e estilos da música clássica, desde o período Barroco, com concerto do alemão erradicado na Inglaterra Georg FriedrichHändel, à música brasileira.

“Estamos animados para interpretar Händel, grande compositor do período Barroco, e, também, em realizar uma homenagem à efeméride aos 230 anos de morte de Mozart, um dos compositores mais aclamados pelas orquestras ao redor do mundo. Para a gente é sempre um prazer interpretar o repertório clássico e fazê-lo chegar ao grande público”, pontua Felipe.

Na estreia do festival, quinta-feira, dia 24, serão apresentados o “Clássico Brasil”, com obras dos compositores Ernani Aguiar (Concertino para violino, violoncelo e orquestra de cordas) e Edino Krieger (Divertimento para orquestra de cordas), sob regência de Carlos Prazeres, e em seguida, “Clássico Mozart”, com regência de Marcos Arakaki, apresentando Concerto para oboé, em Dó maior e Sinfonia nº 35, em Ré maior, do compositor Wolfgang Amadeus Mozart.

Na sexta-feira, dia 26, será a vez do “Convidados Clássicos”, com o gaitista Gabriel Grossi, interpretando a obra Concerto para harmônica e orquestra, do compositor Heitor Villa-Lobos, sob regência de Carlos Prazeres.

No domingo, dia 27, será a vez do “Clássico Barroco”, sob regência de Felipe Prazeres, apresentando o melhor da literatura de concerto com grandes nomes da música barroca, com obras do compositor alemão Georg Friedrich Händel (Concerto grosso em fá maior, op. 3, nº 4 e Música para os reais fogos de artifício).

Clique aqui e confira a programação completa. Além disso, todas as transmissões já estão agendas no YouTube, só ativar o sininho para ser lembrado do começo da apresentação.

Siga as redes do POPline.Biz é Mundo da Música para saber mais sobre os principais assuntos do mercado da música: Instagram, LinkedInFacebook e Twitter.

Escrito por Rafa Ventura

Arraiá no POPline: Fique por dentro de todas as lives juninas!

#FreeBritney

#FreeBritney: Cher diz que está tentando ajudar Britney Spears