in

Orquestra Acadêmica Mozarteum Brasileiro seleciona 50 músicos para a temporada 2020; saiba como se candidatar

Divulgação
Orquestra Acadêmica Mozarteum Brasileiro

Divulgação

A Orquestra Acadêmica Mozarteum Brasileiro (OAMB) seleciona 50 músicos para receberem bolsas de estudos e participar da programação do Mozarteum Brasileiro em 2020. As incrições vão até o dia 30 de setembro.

Os ensaios começam em março, em São Paulo, e a estreia da nova formação será durante a nona edição do festival Música em Trancoso, na Bahia, que ocorrerá de 14 a 21 de março (para o evento no sul da Bahia, em complementação à bolsa, os músicos também receberão passagem aérea, transporte terrestre, alimentação e hospedagem em Trancoso). Clique aqui para realizar a inscrição.

Além de apresentações no Teatro L’Occitante, os selecionados viverão uma rica e intensa troca de experiências com renomados músicos, solistas e maestros do Brasil e do exterior, em masterclasses exclusivas e ensaios.

Os integrantes da OAMB ainda participam de atividades socioeducativas com a comunidade local, que envolvem aulas de iniciação musical nas escolas e concertos gratuitos ao ar livre.

O Mozarteum também propicia aos jovens músicos a oportunidade única de se apresentarem, anualmente, ao lado de alguns dos maiores nomes do cenário musical erudito, que vêm ao Brasil para participar dos concertos promovidos pela instituição.

 width=

Foto: OAMB | Crédito: Marcos Hermes

 

No currículo da OAMB já constam espetáculos com Elina Garanca (2019), Anna Netrebko (2018) e Diana Damrau (2017).

“Poucas orquestras brasileiras têm uma chance como essa. Queremos colocar nossos músicos em destaque nesse universo. A maioria está estudando e se profissionalizando cada vez mais, e participar de concertos de grande porte é, sem dúvida alguma, uma oportunidade excepcional para eles”, comenta Carlos Moreno, maestro titular da OAMB.

Em um ambiente acadêmico, os bolsistas selecionados integram a orquestra ao lado de músicos profissionais, que atuam como tutores dos mais jovens.

“Nosso objetivo é promover trocas constantes de experiências, para que os bolsistas se aperfeiçoem cada vez mais. O formato acadêmico favorece a reciclagem, trazendo mais qualificação para os músicos e cumprindo o papel socioeducativo da orquestra”, explica Sabine Lovatelli, presidente do Mozarteum Brasileiro e diretora artística da OAMB.

 

Inscrições para Orquestra Acadêmica Mozarteum Brasileiro

Período: até 30 de setembro, para candidatos de todo o Brasil.

Inscrição: Gratuita, clique aqui para se inscrever.
Perfil: Não há limite de idade, mas os menores de idade devem ser emancipados.

Vagas: Cerca de 50 vagas para violino, viola, violoncelo, contrabaixo, flauta (piccolo), clarinete (clarone), oboé (corne inglês), fagote (contrafagote), trompa, trompete, trombone e trombone baixo, tuba, harpa, tímpano e percussão.

Audição: o candidato deve enviar um vídeo executando o movimento de uma obra de livre escolha, de preferência com acompanhamento de piano. A música não pode ser autoral.

A seleção dos músicos possui apoio do Grupo L’OCCITANE e do Estadão. A Realização é do Mozarteum Brasileiro, Ministério da Cidadania e Governo Federal.