Paulo Vaz, Colunista POPline.Biz é Mundo da Música
Foto: Paulo Vaz/Divulgação
in

Opinião: Você conhece as “Binaural Beats” e como funcionam?

Artigo de opinião assinado por Paulo Vaz, para o POPline.Biz é Mundo da Música

A terapia de Binaural Beats (ou em português batidas binaurais) é uma forma de terapia por ondas sonoras. Faz uso do fato de que os ouvidos direito e esquerdo recebem, cada um, um tom de frequência ligeiramente diferente, embora o cérebro os perceba como um único tom.

Este tipo de terapia é recomendado para o tratamento de ansiedade, estresse e distúrbios relacionados. Esse tratamento de autoajuda geralmente está disponível na forma de gravações de áudio para ouvir com fones de ouvido.

Como funcionam as batidas binaurais?

Os tons devem estar em frequências inferiores a 1.000 hertz (Hz) para que o cérebro detecte a batida binaural. A batida binaural que uma pessoa percebe é a diferença de frequência entre as ondas que entram no ouvido esquerdo e direito.

Por exemplo: se o ouvido esquerdo registra um tom em 200 Hz e o ouvido direito registra um em 210 Hz, a batida binaural é de 10 Hz – a diferença entre as duas frequências.

As descobertas de um estudo, feito em 2018, sugerem que ouvir batidas binaurais por um período recomendado pode afetar o comportamento subsequente e os ciclos de sono de uma pessoa.

Existem cinco categorias diferentes de padrão de frequência:

  • Padrão delta: batimentos binaurais no padrão delta operam em uma frequência de 0,5–4 Hz com links para um sono sem sonhos. No estudo, as pessoas que receberam um padrão de frequência delta durante o sono entraram em um estágio mais profundo do sono, de acordo com os resultados da varredura cerebral do eletroencefalograma (EEG).
  • Padrão teta: os praticantes definem batidas binaurais no padrão teta para uma frequência de 4-7 Hz. Os padrões teta contribuem para melhorar a meditação, a criatividade e o sono na fase de movimento rápido dos olhos (REM).
  • Padrão alfa: batimentos binaurais no padrão alfa estão em uma frequência de 7–13 Hz e podem estimular o relaxamento.
  • Padrão beta: batimentos binaurais no padrão beta estão em uma frequência de 13-30 Hz. Essa faixa de frequência pode ajudar a promover a concentração e o estado de alerta. No entanto, também pode aumentar a ansiedade na extremidade superior da faixa.
  • Padrão gama: este padrão de frequência é responsável por uma faixa de 30–50 Hz. Os autores do estudo sugerem que essas frequências promovem a manutenção da excitação enquanto a pessoa está acordada.

Os estudiosos da terapia de batimentos binaurais sugerem que os benefícios potenciais incluem: Redução do estresse e ansiedade, maior foco, concentração e motivação, melhor memória de longo prazo após a exposição a frequências de padrão beta, meditação mais profunda, melhor desempenho psicomotor e humor.

Coloquem seus fones de ouvido e vamos embarcar nessa terapia sonora:

____________
Paulo Vaz, formado em Publicidade e Propaganda é tecladista, guitarrista, compositor e produtor musical. Tendo iniciado sua carreira como músico profissional em 1994 na cidade de Ribeirão Preto, interior de SP, onde foi criado.
Como produtor musical, atua na produção musical para publicidade e audiovisual, no qual realizou vários projetos de criação e produção de jingles e trilhas para TV e Cinema. Reside na capital paulista há 17 anos e faz parte do Estúdio Lua Nova como produtor musical, lugar onde produziu discos de bandas como Haimanda, Gatalógica, Mariana Magri, Remix de Vamos Fugir com Seu Jorge, Kilotones, Karin Martins, Voltare e Amsterdan.
Participou de várias collabs com o projeto “Sessions da Tarde” com artistas como: Francisco el Hombre, Liniker, Scalene, Maneva, Onze20, Medulla, Selvagens a procura de Lei, Carne Doce, Plutão já foi Planeta,Dinho Ouro Preto, Gabriel Elias, entre outros.
Compôs e produziu 4 discos autorais solos, Janela em 2010, Fora do Lugar em 2012, URL em 2018 e o disco instrumental infantil Pra Dormir e Acordar em 2020. Ingressou na banda Supercombo em 2011 na Tour do disco Sal grosso, onde atua até hoje como tecladista e parceiro nos arranjos e composições.

Devido ao seu reconhecimento pelo mercado de seu profissionalismo e qualidade como músico instrumentista, foi convidado a ser endorser da Casio e Novation no Brasil.

Escrito por Paulo Vaz

Emoção da Juliette BBB

Juliette chora em reencontro com a mãe após vitória no BBB

namorados

Olivia Rodrigo responde críticas por compor sobre ex-namorados