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Opinião: Swedish House Mafia feat. Ikea? Feats. além da música

Artigo de opinião assinado por Camila Arias, para o POPline.Biz é Mundo da Música

Foto: Acervo Pessoal

O ano é 2012 e o mundo está ouvindo “Dont’ You Worry Child” no último volume nas baladas e paradas. Mas o que a gente não imaginou é que os djs do Swedish House Mafia poderiam também estar nos nossos… móveis? Isso mesmo! O trio sueco de house anunciou este mês uma parceria com a gigantesca Ikea, marca de móveis também sueca.

Indicado ao Grammy, formado por Axwell, Steve Angello e Sebastian Ingrosso, o Swedish House Mafia é reconhecido como um dos grandes nomes da música eletrônica e por shows ao vivo épicos em todo o mundo. O grupo tem vários singles de sucesso, como “Don’t You Worry Child”, “Save The World” e “One (Your Name)” e, após oito anos sem lançamentos, finalmente lançaram este ano novos singles para a alegria do público.

Poucos dias depois de anunciarem uma colaboração com o The Weeknd e deixar os fãs fervorosos, o grupo postou um teaser enigmático com uma suposta data de lançamento. Porém, o anúncio era da nova parceria com a Ikea, sobre a nova coleção de produtos projetados para tornar mais fácil a experiência de ouvir, produzir e tocar música em casa.

 

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A princípio, parece até uma parceria inusitada entre produtores musicais e uma empresa de móveis. Mas quando você entende a missão, faz todo o sentido. Segundo a Ikea, cada vez mais pessoas criam música em casa, mas os ambientes não foram projetados com essa intenção. O Swedish House Mafia espera que esta colaboração democratize a produção musical, tornando a arte mais acessível e mais fácil para os artistas entrarem na indústria. Ou seja, as duas marcas têm um interesse e público em comum.

 

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“Sentimos a necessidade de colaborar com alguém que compartilhasse nossa visão de tornar possível para todos criarem música em casa. Como artistas e produtores, também entendemos a importância da configuração de um estúdio caseiro e as necessidades e desafios que muitos artistas e criativos emergentes enfrentam em casa.” comenta o trio.

Dissecar a marca de um artista e sua base de fãs é uma maneira de descobrir ideias para o seu próprio nicho. E foi isso que o Swedish House Mafia fez. Em momento algum perdeu sua essência, seu propósito, e muito menos deixou de falar sobre música, apenas expandiu seu público dentro do seu próprio nicho.

Hoje vivemos uma nova forma de consumir música que foge do conceito tradicional de definição de “gênero”. Através dos algoritmos, plataformas de streaming criam conteúdos baseados em nossas preferências individuais, então gêneros mais amplos como “sertanejo” ou “música eletrônica” estão sendo subdivididos em nichos dentro de nichos, criando diversos agrupamentos cada vez menores para atingirem gostos musicais extremamente diversos. Ou seja, são mais oportunidades ainda de alcançar e entender sobre o público de cada artista.

O lançamento da coleção está previsto para setembro de 2022 e embora os detalhes ainda não tenham sido revelados, a coleção também será voltada para o ouvinte de música do dia a dia: aqueles que simplesmente gostam de dançar no home office depois de um dia exaustivo de trabalho.

Com o alcance, as músicas fluirão com mais liberdade pela casa e alimentarão as sensações dos entusiastas da música além das expectativas e isso tudo com a marca Swedish House Mafia invadindo estes espaços e experiências.

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Camila Arias é Pós-Graduada em Marketing Digital pela FGV. Head de Planejamento do Sua Música Records e Marketing de diversos artistas da CMA Music. Entre seus clientes, já trabalhou com artistas como Chitãozinho e Xororó, Zezé Di Camargo e Luciano, Amigos, Paula Fernandes, Edson e Hudson, Henrique & Diego, Lauana Prado, Sambô, Manimal e Make U Sweat.
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