in

Opinião: Um recado para os — jovens — artistas

Artigo de opinião assinado por Zé Raphael, para o POPline.Biz é Mundo da Música

Opinião: Um recado para os - jovens - artistas
Foto: Firmbee/Pixabay

Essa coluna é para você, artista. É exatamente com você, que eu, enquanto
profissional da assessoria de comunicação, quero falar.

Eu não sei o quanto você percebe, mas tenho certeza que a imprensa tem muita
relevância na sua vida. Pense, no íntimo, em quantas ocasiões você já se pegou
compartilhando ou sendo informado sobre a fofoca da vez, o vídeo que viralizou, a
foto que deu o que falar ou a declaração que gerou polêmica.

Leia Mais:

Pois bem, uma sensação muito comum em todas as ocasiões que listei acima é o
tom de leveza, para coisas positivas, e o desespero para um contexto negativo.
Porém, em cada uma delas há sempre um extremismo embutido nos discursos.
Pode reparar. No fundo, seja para o bem ou para o mal, há sempre uma ideia de
algo passageiro, pontual, uma falta de solidez. Dito isso, o intuito desta coluna é
justamente tratar de um aspecto que neutraliza o que é fugaz, e jogar luz sobre algo
indispensável na trajetória de qualquer pessoa pública: a credibilidade.

Opinião: Um recado para os — jovens — artistas
Foto: Hands off my tags! Michael Gaida/Pixabay

Com a explosão de inúmeros perfis nas redes sociais, existe uma confusão sobre a
veracidade do que se é publicado. Contudo, quando nos deparamos com veículos
de grande porte, tal qual O Globo, Folha de S.Paulo, Hugo Gloss, entre muitos
outros, a tendência é que acreditemos naquilo que está exposto. Essa crença
acontece exatamente pela credibilidade construída há anos por esses
veículos. Seja você um artista de pequeno, médio ou giga, a partir de determinado
momento da carreira, é essencial que haja um estafe para cuidar das diversas
vertentes que compõem a vida artística — marketing, assessoria de comunicação,
make, estilo, contratos — são muitas áreas a serem controladas e pensadas. De
modo objetivo: é inegociável a presença de bons profissionais ao lado de
pessoas públicas.

Opinião: Um recado para os — jovens — artistas
Foto: Brooke Cagle/Unsplash

Sendo assim, falando da minha área de atuação, enquanto jornalista e assessor, faz
parte do meu dia a dia estar atento ao noticiário e especialmente às pautas sociais
da atualidade. Ao acumular esse tipo de conhecimento, é meu dever transmitir e
municiar meus assessorados para que estejam inteirados dos acontecimentos
e preparados para lidar com a imprensa. Esse preparo pode vir por meio do
contato diário, mas também voltado para situações específicas, com o chamado
media training. Dando alguns passos atrás, preciso explicar que toda essa
“engenharia” do estafe vislumbra manter as suas conquistas, jovem artista, bem
como pavimentar o caminho para feitos maiores. No momento em que vivemos, é
natural que muitos achem que as redes sociais estão descoladas da imprensa,
ou que uma tem mais importância que a outra, sendo que na verdade ambas
se complementam.

Permito-me dizer que artistas grandes ocupam lugares grandes, ou seja, não
importa somente alcance, milhões de seguidores ou muitos views. A credibilidade
que estou tratando aqui é construída a partir da aparição em veículos de
grandíssimo porte. É isso que faz com que artistas renomados sejam convidados
para prêmios, apresentações, peças publicitárias e participações especiais. Uma
boa assessoria de comunicação é capaz de preparar essa rota. Enquanto o
jovem artista pensa no hoje, a assessoria trabalha o presente e ainda elabora
o futuro.

Opinião: Um recado para os — jovens — artistas
Foto: Michiel Ton/Pixabay

Portanto, independentemente do segmento, seja ele gastronomia, arte, culinária,
música, moda ou esporte, posso atestar, com segurança, que se tornarão
referências os artistas que, ao lado de seus assessores, souberem dominar as
nuances da carreira e estiverem preparados e maduros profissionalmente.
Desapegue das bolhas e nichos. Foque em credibilidade, qualificação,
crescimento pessoal e solidez midiática. Dessa maneira, os veículos grandiosos
farão contato, as marcas enviarão propostas e os fãs vão se transformar em
admiradores fiéis. Uma vez referência, e para sempre você será lembrado. É esse o
meu recado.

___________
Jornalista há 20 anos, Zé Raphael é especialista em Assessoria de Comunicação. Trabalhou em redações de impresso, TV e rádio e obteve destaques em funções como pauteiro de rede nos programas de entretenimento da Band. Foi Coordenador de Jornalismo nas rádios Paradiso FM e Jovem Pan, e num hiato distante das redações, realizou freelas para revistas, jornais e pesquisas de jornalismo em Madri (Espanha) e Califórnia (EUA). Na volta ao Brasil, direcionou-se profissionalmente para a assessoria. Zé acredita fielmente no diálogo verdadeiro com a imprensa.