banner com link para rádio globo
Paulo Vaz, Colunista POPline.Biz é Mundo da Música
Foto: Paulo Vaz/Divulgação
in

Opinião: Você conhece Stromae?

Artigo de opinião assinado por Paulo Vaz, para o POPline.Biz é Mundo da Música

Ele é um dos artistas mais reverenciados da França mesmo sendo Belga, apareceu como um rapper chamado Opmaestro, embora mais tarde tenha mudado seu nome artístico para Stromae – que é “Maestro” com as sílabas trocadas na gíria francesa.

> Clique aqui e leia todas as colunas de Paulo Vaz para o POPline.Biz é Mundo da Música

Seu primeiro sucesso, como Stromae, “Alors on Danse” chegou ao publico enquanto trabalhava na estação de rádio NRJ em Bruxelas em 2008. Ele assinou com a Vertigo Records, uma gravadora da Mercury Records France (Universal Music Group), logo depois.

Stromae | Foto: Reprodução/Instagram @stromae

Em maio de 2010, “Alors on Danse” alcançou o primeiro lugar na Bélgica, França, Suécia, Grécia, Alemanha, Áustria, Turquia, Suíça, Itália, Dinamarca, Romênia e República Tcheca. A mistura de batidas dançantes e letras contundentes o levou ao topo das paradas em muitos países em 2010.

Em 2013, “Papaoutai” foi o videoclipe mais assistido no YouTube naquele ano por mais de 161 milhões de vezes só na França. Mas, como “L’enfer”, e muitas de suas outras faixas, tem um lado mais difícil e emocional.

A música (Papa, where are you) faz referência às lutas do cantor belga que cresceu sem seu pai, que foi morto em Ruanda durante o genocídio em 1994. Então, Stromae praticamente desapareceu dos holofotes depois de sofrer um esgotamento no final de sua turnê mundial em 2015.

Mas, em Janeiro de 2022 ele voltou, quando começou a promover o primeiro single do álbum, “L’enfer” (Hell), e foi elogiado pelo diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Dr. Tedros Adhanom Ghebreyesus, por abordar assuntos como depressão e suicídio.

O single é um reflexo de suas experiências com a depressão e sua batalha contra pensamentos suicidas. Mas, a faixa de abertura do álbum “Invaincu” demonstra que ele agora está muito bem com sua ambição renascida. Stromae com certeza, é um dos grandes nomes da musica mundial que deve ser ouvido.

____________

Paulo Vaz, formado em Publicidade e Propaganda é tecladista, guitarrista, compositor e produtor musical. Tendo iniciado sua carreira como músico profissional em 1994 na cidade de Ribeirão Preto, interior de SP, onde foi criado.
Como produtor musical, atua na produção musical para publicidade e audiovisual, no qual realizou vários projetos de criação e produção de jingles e trilhas para TV e Cinema. Reside na capital paulista há 17 anos e faz parte do Estúdio Lua Nova como produtor musical, lugar onde produziu discos de bandas como Haimanda, Gatalógica, Mariana Magri, Remix de Vamos Fugir com Seu Jorge, Kilotones, Karin Martins, Voltare e Amsterdan.
Participou de várias collabs com o projeto “Sessions da Tarde” com artistas como: Francisco el Hombre, Liniker, Scalene, Maneva, Onze20, Medulla, Selvagens a procura de Lei, Carne Doce, Plutão já foi Planeta,Dinho Ouro Preto, Gabriel Elias, entre outros.
Compôs e produziu 4 discos autorais solos, Janela em 2010, Fora do Lugar em 2012, URL em 2018 e o disco instrumental infantil Pra Dormir e Acordar em 2020. Ingressou na banda Supercombo em 2011 na Tour do disco Sal grosso, onde atua até hoje como tecladista e parceiro nos arranjos e composições.

Escrito por Paulo Vaz

No Encontro, Jojo Todynho lembra de A Fazenda: “Me apaixonei pelo Carrieri”

POPline Charts by STRM: Henrique Camacho alcança primeiro lugar do Top 30 Eletrônico