Ele é um dos artistas mais reverenciados da França mesmo sendo Belga, apareceu como um rapper chamado Opmaestro, embora mais tarde tenha mudado seu nome artístico para Stromae – que é “Maestro” com as sílabas trocadas na gíria francesa.
> Clique aqui e leia todas as colunas de Paulo Vaz para o POPline.Biz é Mundo da Música
Seu primeiro sucesso, como Stromae, “Alors on Danse” chegou ao publico enquanto trabalhava na estação de rádio NRJ em Bruxelas em 2008. Ele assinou com a Vertigo Records, uma gravadora da Mercury Records France (Universal Music Group), logo depois.
Em maio de 2010, “Alors on Danse” alcançou o primeiro lugar na Bélgica, França, Suécia, Grécia, Alemanha, Áustria, Turquia, Suíça, Itália, Dinamarca, Romênia e República Tcheca. A mistura de batidas dançantes e letras contundentes o levou ao topo das paradas em muitos países em 2010.
Em 2013, “Papaoutai” foi o videoclipe mais assistido no YouTube naquele ano por mais de 161 milhões de vezes só na França. Mas, como “L’enfer”, e muitas de suas outras faixas, tem um lado mais difícil e emocional.
A música (Papa, where are you) faz referência às lutas do cantor belga que cresceu sem seu pai, que foi morto em Ruanda durante o genocídio em 1994. Então, Stromae praticamente desapareceu dos holofotes depois de sofrer um esgotamento no final de sua turnê mundial em 2015.
Mas, em Janeiro de 2022 ele voltou, quando começou a promover o primeiro single do álbum, “L’enfer” (Hell), e foi elogiado pelo diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Dr. Tedros Adhanom Ghebreyesus, por abordar assuntos como depressão e suicídio.
O single é um reflexo de suas experiências com a depressão e sua batalha contra pensamentos suicidas. Mas, a faixa de abertura do álbum “Invaincu” demonstra que ele agora está muito bem com sua ambição renascida. Stromae com certeza, é um dos grandes nomes da musica mundial que deve ser ouvido.
____________