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Opinião: Como produzir conteúdo para o lançamento de uma música

Artigo de opinião assinado por Camila Arias, para o POPline.Biz é Mundo da Música

Foto: Acervo Pessoal

Você tem uma música para lançar. Já gravou, produziu um clipe ou optou por um lyric video devido ao orçamento que tem para esse projeto. Já tem uma data de lançamento, fez a distribuição, o pitching. E agora finalmente é a hora de esperar o lançamento, certo? Não. Você deve COMUNICAR a música para a sua audiência da melhor maneira possível e sim, diversas vezes. Lembre-se: se você não contar a sua história para o mundo, ele vai fazer isso por você.

Levando isso em consideração, preparei um pack de materiais necessários para divulgar o lançamento de uma música. Esse material precisa de tempo, planejamento e comprometimento não somente do marketing/design, mas principalmente do artista.

Se a música tiver participações ou for um feat, é fundamental que todos os conteúdos sejam alinhados entre os times e artistas.

Idealização: Camila Arias | Designer: Janaína Athayde

Identidade

São as peças de identidade visual que ajudam a contar a história da sua música. É importante que o audiovisual e a capa da música sigam a mesma identidade. Vai gravar um clipe? Não esqueça de tirar fotos para usar na Cover do single, para imprensa, redes sociais, mídia, etc.

Conteúdo Artista

O que o artista precisa produzir. Esses materiais podem ser feitos no dia do clipe, da gravação, ou até mesmo depois, em casa. Não troque jamais conteúdos reais por materiais gráficos genéricos. Os fãs querem ver e sentir a emoção do artista além da música, mas no clipe, nas redes sociais, em todo o 360. A internet trouxe uma facilidade em produzir conteúdos e alcançar mais pessoas e ouvintes. Aproveite e jogue isso a seu favor. Quanto maior a entrega do artista, melhor o resultado da música.

Tenha em mãos diversos formatos para posts e stories. Divulgue nas redes sociais, Whatsapp, Telegram, Email Marketing e qualquer outro meio que tenha com o seu público.

Posts de pré save, faltam tantos dias para o lançamento, behind the scenes, curiosidades, história da música, letra, coreografia, desafios. Não tem certo e errado aqui, apenas contar a sua história para o mundo.

Agradeça a todos os parceiros e responsáveis por esse projeto. Qual o seu objetivo com essa música? Chegar em 100 mil visualizações? Então produza conteúdo para isso. Faça acontecer e compartilhe isso com seu público. Compartilhe suas conquistas e dê crédito a quem esteve com você.

Conteúdo Marketing

Repita o mantra: o time de Marketing é essencial para a divulgação da minha música.

O Marketing é responsável por pedir os conteúdos e ajudar o artista a produzir esses materiais, ficar atento ao deadline e planejar e executar a divulgação. Além disso, os conteúdos feitos pelos artistas precisam passar por diversas edições antes de serem divulgadas (formatos, inclusão de textos, call to action, música, crop do vídeo, aumento do volume, etc). Com isso, conte com o Marketing para selecionar e editar esses materiais.

Além deles, outros conteúdos são fundamentais, como posts e stories de pré save e os de lançamento. Tenha pelo menos 12 materiais como artes e vídeos feitos pelo time de marketing/design para divulgar a sua música em campanhas orgânicas e pagas.

E em toda etapa, acredite em você e no seu trabalho. Foque na produção de conteúdo real, na criação de uma comunidade engajada e forte. Um bom conteúdo gera conexão entre o artista e o público. Entenda, acredite e divulgue a sua história para que os outros acreditem e conheçam também.

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Camila Arias é Pós-Graduada em Marketing Digital pela FGV. Atualmente trabalha como gerente de Marketing Digital para a Live Talentos, além de atender diversos outros clientes. Entre os mais de 20 artistas que gerencia, estão Chitãozinho e Xororó, Zezé Di Camargo e Luciano, Edson e Hudson, Henrique & Diego, Sambô e Make U Sweat.
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