Preciso começar essa coluna definindo para você, leitor, o que entendo como assessoria de comunicação 360 graus: em linhas gerais, trata-se do reflexo da fusão de veículos multimídia no escopo de trabalho da assessoria, ou seja, TV, internet, redes sociais, rádio e impresso… todos estão interligados. E acompanhar as minúcias de cada um desses veículos é a função da assessoria 360.
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Não posso esquecer, por óbvio, da afamada inteligência artificial, cada vez mais presente nos afazeres cotidianos — tal como falei na última coluna. Apesar das novidades, como costumo dizer, tem uma coisa que jamais sairá de moda: a credibilidade. É ela que norteia o sucesso de todo negócio. Assim sendo, muito além de gerar pautas que façam sentido para cada assessorado, uma assessoria 360 de excelência deve se manter vigilante ao “universo off-line”.
É de suma importância se fazer presente em eventos dos mais variados tipos. Em vez de compartilhar a música de um artista, por que não ir até o show desse próprio artista? In loco, ali, sentindo a energia genuína do momento. O calendário dos eventos culturais nunca pode ser perdido de vista. Empreendedorismo feminino, festivais de música, pré-estreias, semanas de moda, eventos de tecnologia… são diversas as opções. É imprescindível mostrar para o público o porquê de estar ali, os interesses em cada um desses acontecimentos.
O que preciso pontuar é que o off-line é um terreno fértil de possibilidades de pauta. Lembro da Anitta, que parou um show para dar uma “bronca” em um fã que estava em local inadequado durante a apresentação e, com muita sagacidade e bom humor, disse que jogaria uma latinha — de um produto dela — caso ele a desobedecesse. É disso que eu estou falando! Foi genial. Fez de um momento inusitado uma pauta. Apesar de vivermos conectados, o off-line, jamais, em nenhuma hipótese, deve ser negligenciado. É preciso fazer a lição de casa. E bem feita.