in

Opinião: Assessoria de comunicação 360 e a importância do off-line

Artigo de Opinião assinado por Zé Raphael para o POPline.Biz

Lollapalooza, São Paulo Fashion Week e Web Summit Rio. Foto: Divulgação.

Preciso começar essa coluna definindo para você, leitor, o que entendo como assessoria de comunicação 360 graus: em linhas gerais, trata-se do reflexo da fusão de veículos multimídia no escopo de trabalho da assessoria, ou seja, TV, internet, redes sociais, rádio e impresso… todos estão interligados. E acompanhar as minúcias de cada um desses veículos é a função da assessoria 360.

Leia Mais:

Não posso esquecer, por óbvio, da afamada inteligência artificial, cada vez mais presente nos afazeres cotidianos — tal como falei na última coluna. Apesar das novidades, como costumo dizer, tem uma coisa que jamais sairá de moda: a credibilidade. É ela que norteia o sucesso de todo negócio. Assim sendo, muito além de gerar pautas que façam sentido para cada assessorado, uma assessoria 360 de excelência deve se manter vigilante ao “universo off-line”. 

É de suma importância se fazer presente em eventos dos mais variados tipos. Em vez de compartilhar a música de um artista, por que não ir até o show desse próprio artista? In loco, ali, sentindo a energia genuína do momento. O calendário dos eventos culturais nunca pode ser perdido de vista. Empreendedorismo feminino, festivais de música, pré-estreias, semanas de moda, eventos de tecnologia… são diversas as opções. É imprescindível mostrar para o público o porquê de estar ali, os interesses em cada um desses acontecimentos.

WebSummit Rio. Foto: Divulgação.

O que preciso pontuar é que o off-line é um terreno fértil de possibilidades de pauta. Lembro da Anitta, que parou um show para dar uma “bronca” em um fã que estava em local inadequado durante a apresentação e, com muita sagacidade e bom humor, disse que jogaria uma latinha — de um produto dela — caso ele a desobedecesse. É disso que eu estou falando! Foi genial. Fez de um momento inusitado uma pauta. Apesar de vivermos conectados, o off-line, jamais, em nenhuma hipótese, deve ser negligenciado. É preciso fazer a lição de casa. E bem feita.

Foto: Reprodução – Instagram/@anitta
____________
Jornalista há 20 anos, Zé Raphael é especialista em Assessoria de Comunicação. Trabalhou em redações de impresso, TV e rádio e obteve destaques em funções como pauteiro de rede nos programas de entretenimento da Band. Foi Coordenador de Jornalismo nas rádios Paradiso FM e Jovem Pan, e num hiato distante das redações, realizou freelas para revistas, jornais e pesquisas de jornalismo em Madri (Espanha) e Califórnia (EUA). Na volta ao Brasil, direcionou-se profissionalmente para a assessoria. Zé acredita fielmente no diálogo verdadeiro com a imprensa.