in

One Direction não deve voltar antes de 2020: entenda


Quando o One Direction anunciou sua pausa em 2015, os membros confessaram que não havia uma data marcada para o retorno, mas falaram algumas vezes sobre “um ou dois anos”. Bem, está claro que não será bem assim. A boyband completou dois anos parada em dezembro e não há nada encaminhado para voltar tão cedo. Pelo contrário, tudo leva a crer que o One Diretion não se reunirá de novo, pelo menos, até 2020. Isso dá cinco anos de hiato: basicamente, mais tempo do que a boyband durou entre o primeiro e o último álbum (2011 e 2015).

Recentemente, o One Direction encerrou a firma Rollcall Touring LTD., que cuidava de suas turnês mundiais. Isso significa que não existem planos para novos shows do grupo tão cedo. A empresa havia sido fundada em 2012 e tinha Liam, Harry, Louis e Niall como diretores. Para muitos, o fechamento da Rollcall sinaliza até mesmo o fim definitivo da boyband – algo que os cantores nunca admitiram. Nial disse que eles seriam estúpidos se não retomassem o trabalho em grupo… algum dia.

Na última vez que falou sobre o assunto, em outubro passado, Liam Payne confessou que não vê o One Direction se reunindo tão cedo: “eu não sei como faríamos, porque estamos fazendo coisas diferentes. Poderia funcionar se todos nós concordássemos musicalmente”. Detalhe: ele disse isso antes de decidir engavetar seu primeiro álbum e recomeçar o processo criativo. Segundo o artista, ele achava apenas “boas” as músicas que havia feito, mas quer estrear confiante que seu material é “ótimo”. Com a mudança de rumo, o primeiro disco solo de Liam é previsto para o fim do ano. Isto é, se tudo der certo. Com uma visão otimista, ele lança o disco entre novembro e dezembro e entra em turnê em 2019. Ou seja, nada de One Direction no ano que vem também. Se fosse rolar algo, só em 2020.

Niall Horan, que já falou várias vezes que volta para o grupo assim que o chamarem, está comprometido com sua turnê solo até setembro. Harry Styles tem shows marcados até julho – mas seu contrato com a gravadora Columbia prevê três discos. Na prática, quanto mais tempo os outros membros levarem para se realizarem, mais chances ele tem de se encaminhar para o segundo álbum. Com um novo álbum, vem uma nova turnê, e por aí vai: mais difícil conciliar um retorno da boyband.

Louis Tomlinson está na mesma situação de Liam Payne. Ainda não tem data para lançar seu primeiro álbum como solista. Ele disse a um fã no Twitter que o processo realmente está demorado, porque essa é sua maneira de trabalhar. “Sou um perfeccionista, então as coisas levam mais tempo. Tenho algumas músicas a mais para adicionar. Acredite em mim: estou tão impaciente quanto todos vocês”. Ele e Liam, neste hiato, se tornaram pais, além de tudo.

Harry e Niall colocaram seus primeiros álbuns solo no topo da Billboard 200. Harry ainda conseguiu um nº1 na Hot 100 com “Sign of the Times”, certificada como platina nos Estados Unidos. Niall, por sua vez, ganhou certificados de platina nos Estados Unidos e no Reino Unido com “This Town” e Slow Hands”, ambos Top 10 na parada britânica e Top 20 na americana. Louis já tem dois singles no Top 10 britânico, ambos certificados como ouro. Liam entrou no Top 10 americano e britânico co “Strip That Down”, platina em ambos os territórios. De um modo geral, os quatro têm sido bem sucedidos, em diferentes níveis.