Para quem não gosta da folia de Carnaval, esse é um bom período para maratonar e colocar em dia a lista de filmes indicados ao Oscar. Com exceção de um, todos podem ser vistos no Brasil, seja nos cinemas ou nas plataformas digitais.
Avatar: O Caminho da Água
Onde ver: exclusivamente nos cinemas
Uma década após os eventos do primeiro filme, “Avatar 2: O Caminho da Água” começa a contar a história da família Sully: Jake, Neytiri e seus filhos. A trama apresenta os perigos que os esperam, os esforços que fazem para se manterem seguros, as batalhas que enfrentam para sobreviver e as tragédias que suportam. Indicado a quatro Oscars.
Leia mais:
- “Avatar”: Produtor dá detalhes dos próximos filmes da franquia
- “Avatar 2”: Filme já é a 4ª maior bilheteria da história
- “Avatar”: Cada sequência terá um narrador diferente
- Documentário sobre “Avatar 2” estreia no Disney+
Os Banshees de Inisherin
Onde ver: exclusivamente nos cinemas
Dois amigos de longa data se encontram em um impasse quando um termina abruptamente seu relacionamento, com consequências alarmantes para ambos. Indicado a nove Oscars, incluindo melhor atriz coadjuvante (Kerry Condon), melhor ator (Colin Farrell), melhor ator coadjuvante (Brendan Gleeson e Barry Keoghan), melhor direção (Martin McDonagh) e melhor roteiro original (Martin McDonagh).
Elvis
Onde ver: disponível para streaming na HBO Max
Nesta minuciosa cinebiografia, a história de Elvis é vista sob o prisma de sua complicada relação com o enigmático empresário, o Coronel Tom Parker, interpretado por Tom Hanks. Indicado a oito Oscars, incluindo melhor ator (Austin Butler).
Leia mais:
- Austin Butler fala sobre Jacob Elordi também interpretar Elvis Presley
- “Elvis” é o início: Austin Butler é o nome do momento
Entre Mulheres
Filme indisponível no Brasil. Estreia em 2 de março nos cinemas.
Baseado no romance best-seller de Miriam Toews, o filme segue um grupo de mulheres em uma colônia religiosa isolada enquanto lutam para reconciliar sua fé com uma série de agressões sexuais cometidas pelos homens da colônia. Indicado a dois Oscars.
Os Fabelmans
Onde ver: exclusivamente nos cinemas
Em “Os Fabelman”s, o jovem Sammy Fabelma,n crescendo no Arizona pós-Segunda Guerra Mundial, se apaixona por filmes depois que seus pais o levam para ver “O Maior Espetáculo da Terra”. Armado com uma câmera, Sammy começa a fazer seus próprios filmes em casa, para o deleite de sua mãe solidária. Porém, quando o jovem descobre um segredo de família devastador, ele decide explorar como o poder dos filmes nos ajuda a ver a verdade uns sobre os outros – e sobre nós mesmos. Indicado a sete Oscars, incluindo melhor atriz (Michelle Williams), melhor ator coadjuvante (Judd Hirsch), melhor direção (Steven Spielberg) e melhor roteiro original (Steven Spielberg e Tony Kushner).
Leia mais:
- “Os Fabelmans”: o que é verdade no filme de Spielberg?
- “Os Fabelmans”: Tudo sobre a autocinebiografia de Steven Spielberg
Nada de novo no front
Onde ver: disponível para streaming na Netflix
Convocado para a linha de frente da Primeira Guerra Mundial, o adolescente Paul encara a dura realidade da vida nas trincheiras. Indicado a nove Oscars, incluindo melhor filme internacional e melhor roteiro adaptado (Edward Berger, Lesley Paterson e Ian Stokell).
Tár
Onde ver: exclusivamente nos cinemas
Situado no mundo internacional da música clássica, a cinebiografia centra-se em Lydia Tár. Amplamente considerada uma das maiores compositoras/regentes vivas e a primeira maestrina chefe de uma grande orquestra alemã. Indicado a seis Oscars, incluindo melhor atriz (Cate Blanchett), melhor direção (Todd Field) e melhor roteiro original (Todd Field).
Top Gun: Maverick
Onde ver: disponível para streaming na Telecine e Paramount+
Os anos de serviço levam Pete Mitchell a treinar jovens pilotos para uma missão difícil. Entre lições e voos, seu maior desafio será enfrentar os fantasmas do passado. Indicado a seis Oscars, incluindo melhor música original (Lady Gaga e BloodPop) e melhor roteiro adaptado (Ehren Kruger, Eric Warren Singer, Christopher McQuarrie, Peter Craig e Justin Marks).
Leia mais:
- Globo de Ouro 2023: Glen Powell responde sobre continuação de “Top Gun: Maverick”
- “Top Gun: Maverick” quebra recorde de estreia do Paramount+
- Lewis Hamilton quase participou de “Top Gun: Maverick”
- Miles Teller e Tom Cruise conversam sobre “Top Gun 3”
Triângulo da Tristeza
Onde ver: exclusivamente nos cinemas
Filme vencedor da Palma de Ouro no Festival de Cannes 2022. A história começa acompanhando os jovens modelos Carl e Yaya, que estão navegando pelo mundo fashionista enquanto tentam se tornar influencers. Eles ganham passagens para viajar num cruzeiro de luxo, sendo os únicos passageiros classe média num grupo de milionários, liderado por um alcóolatra capitão comunista do barco. Indicado a três Oscars, incluindo melhor direção (Ruben Östlund) e melhor roteiro original (Ruben Östlund).
Tudo em Todo o Lugar ao Mesmo Tempo
Onde ver: disponível para compra ou aluguel no YouTube, Google Play, Prime Video e Apple TV.
Uma imigrante chinesa parte rumo a uma aventura onde, sozinha, precisará salvar o mundo, explorando outros universos e outras vidas que poderia ter vivido. Contudo, as coisas se complicam quando ela fica presa nessa infinidade de possibilidades sem conseguir retornar para casa. Indicado a 11 Oscars, incluindo melhor atriz (Michelle Yeoh), melhor atriz coadjuvante (Stephanie Hsu e Jamie Lee Curtis), melhor ator coadjuvante (Ke Huy Quan), melhor direção (Dan Kwan e Daniel Scheinert) e melhor roteiro original (Dan Kwan e Daniel Scheinert).
O Oscar 2023
Essa será a 95ª edição do Oscar. A cerimônia está marcada para o dia 12 de março, com apresentação de Jimmy Kimmel. Será a terceira vez que ele será o anfitrião do evento.
Ao todo, serão entregues 23 prêmios. Os olhares estão voltados principalmente para “Tudo em todo o lugar ao mesmo tempo”, que recebeu 11 nomeações, tornando-se o filme mais indicado deste ano.