A cantora Madonna rebateu as críticas da presidente do Malauí, Joyce Banda, em um post no Instagram. Ao divulgar uma foto sua ao lado das crianças atendidas pela sua ONG no país, ela escreveu: “Presidente Banda, pare de espalhar mentiras sobre mim. Estou tentando ajudar as crianças no Malauí! Aqui estou eu na frente de uma das dez escolas que construí com o Build On no Malauí! Mentiras têm pernas curtas. Só a verdade ficará!”
Assim, Madonna reafirmou que construiu, sim, dez colégios no país. Já a presidente e a ministra da Educação têm outra versão para a história. Segundo as políticas locais, a cantora construiu dez salas de aula acopladas à escolas já existentes e abandonou o projeto de construção de universidades no país, como prometido. Por isso, ela perdeu as facilidades que tinha no Malauí, tendo que passar pelo check-in e pela Polícia Federal no aeroporto, como qualquer pessoa.
De acordo com a assessoria de Madonna, que adotou duas crianças no Malauí, a presidente está difamando-a porque a cantora demitiu sua irmã, Anjimile Oponyo, de sua fundação. O motivo alegado para a demissão foi um suposto roubo, negado por Oponyo. Mesmo assim, essa situação desencadeou as diferenças entre a cantora e o governo.