O sucesso da boyband One Direction nos Estados Unidos pode acabar levando Simon Cowell e sua gravadora Syco para os tribunais. De acordo com o The Hollywood Reporter, um grupo norte-americano entrou com ação na justiça pedindo indenização de 1 milhão de dólares pelo uso indevido do nome.
Segundo Sean O’Leary, líder do One Direction americano, ele e seus companheiros usam o nome há mais tempo que a boyband inglesa.
O advogado do One Direction americano, Peter Ross, afirma ainda que o grupo possui uma música lançada no iTunes nos Estados Unidos antes da chegada do One Direction inglês. “The Light” entrou na loja digital em fevereiro do ano passado, enquanto o disco “Up All Night” apenas em março de 2012.
Ainda de acordo com o advogado, Simon poderia ter evitado o problema já que chegou a pedir ao One Direction americano o registro da marca muito antes dos rapazes desembarcarem na América do Norte para divulgar seu primeiro disco. “Ao invés de mudar o nome ou fazer qualquer coisa para não criar confusão, ele decidiu ir em frente e trazer a turnê deles para os EUA”, disse Ross.
A intenção dos rapazes do One Direction EUA é evitar confusão como o que aconteceu recentemente no programa Today Show quando foi tocada uma música do grupo americano enquanto a televisão mostrava o grupo britânico.
Se a ação for julgada à favor do One Direction americano, esta não será a primeira vez que Simon Cowell terá que alterar o nome do seu grupo. Durante o X-Factor UK, o mentor trocou o nome “1 Direction” para “One Direction”, alegando ser mais comercial.
Por não serem assinados por nenhuma gravadora, os rapazes do One Direction norte-americano divulgam suas músicas exclusivamente pela internet. Mês passado, o grupo lançou o videoclipe “Dreaming”.