Com o sucesso, infelizmente, muitos se aproveitam da visibilidade de um artista para tentar extorquir inocentes. É o que está acontecendo com Lexa. A cantora usou o Instagram Stories para alertar os seguidores – que inclui não só fãs, mas imprensa, contatos profissionais e outros artistas – que há um golpe sendo executado usando seu nome, uma voz parecida com a sua, foto e vídeo.
No primeiro “story”, a equipe da cantora explicou exatamente como o golpe foi dado nesta segunda-feira (2). “Diversas pessoas receberam uma mensagem de alguém que está se passando pela cantora solicitando que seja realizado um depósito na conta de um fornecedor no valor de 200 mil reais. A mensagem vem acompanha de um áudio com voz semelhante à da artista, bem como de vídeos dela dentro do avião e um ‘print’ contendo suposto bloqueio de conta”, avisa o texto. “Esclarecemos que se trata de um GOLPE”, continua.
Não é de hoje que diversas pessoas, anônimos inclusive, relatam que golpes semelhantes estão ocorrendo da mesma forma: entram em contato com sua agenda de conhecidos e enviam mensagem informando que “você” não está podendo fazer uma transferência e pede a esse amigo que faça esse “favor”. O valor varia, claro, caso a caso. No de Lexa, 200 mil foi o montante pedido. “A artista está impossibilitada de mandar mensagens, atender ligações ou solicitar qualquer tipo de favor ou serviços, eis que está em viagem, e ainda que estivesse acessível, não solicitaria qualquer demanda neste sentido”.
O caso já sendo investigado. “O nome to titular da conta foi descoberto e estão todos empenhados para descobrir a fonte desse golpe, que certamente responderá pelos danos causados e todos os transtornos ocorridos na presente data (…) Caso alguém tenha recebido qualquer mensagem solicitando transferência bancária ou qualquer outro tipo de favor de cunho financeiro, DENUNCIEM! NÃO FAÇAM”.
Em vídeo, já no Brasil, também via Stories, Lexa se disse em “choque”. “O que é mais bizarro é que eles entraram em contato com pessoas muito certeiras, sabe? Como eles conseguiram o telefone? Acho que eles clonaram, não sei. Não vai ficar por isso não”.
Lexa confirma que isso vem acontecendo com vários artistas. Mês passado, Marília Mendonça também chamou a atenção para o golpe repostando o comunicado da empresa Workshow. “Atenção contratantes, favor depositar valores referentes a cachês apenas nas contas citadas nos contratos por nós enviados”, era o que estava escrito na publicação. Ela ainda falou sobre a sua experiência pessoal.