Connect with us

O que está procurando?

Yeah! +POPline

OMG: Ed Motta chama brasileiros de “simplórios”, se nega a cantar em português, ironiza gêneros musicais nacionais e gera revolta nas redes socais

ed motta 2

O dia é do cantor Ed Motta – mas de uma maneira negativa. O brasileiro (é bom lembrar que ele é brasileiro) fez um post bastante polêmico em sua página no Facebook, para divulgar sua agenda de shows na Europa, e gerou revolta nas redes sociais. Ele disse que não canta em português nas apresentações e que não adianta brasileiro aparecer pedindo. “O mundo inteiro fala inglês, não é possível que o imigrante brasileiro não saiba um básico de inglês”, escreveu. “Verdade seja dita, que meu público brasileiro de verdade na Europa, é um pessoal mais culto, informado, essas pessoas nunca gritaram nada, o negócio é que vai uma turma mais simplória que nunca me acompanhou no Brasil, público de sertanejo, axé, pagode, que vem beber cerveja barata com camiseta apertada tipo jogador de futebol, com aquele relógio branco, e começa gritar nome de time. Não gaste seu dinheiro, e nem a paciência alheia atrapalhando um trabalho que é realizado com seriedade cirúrgica, esse não é um show para matar a saudade do Brasil, esse é um show internacional”.

A declaração foi muito mal vista – por menosprezar quem não fala inglês, chamar de simplório quem curte gêneros musicais nacionais e menosprezar a própria cultura e pátria. Muitos internautas ressaltaram que Ivete Sangalo conseguiu lotar o Madison Square Garden, em Nova York, cantando em português. Outros artistas, como Michel Teló, ícone do citado sertanejo universitário, também fizeram sucesso mundialmente cantando em português – enchendo casas muito maiores do que as que apresentam shows do Ed Motta, verdade seja dita. A indignação virtual é tanta que já abriram uma petição chamada “Ed Motta: se naturalize argentino”, com o argumento de que “o povo brasileiro é muito simplório”.

Ed Motta, que já foi conselheiro do “The Voice Brasil”, chegou a responder alguns comentários, piorando ainda mais a situação. Ele discutiu com brasileiros no Facebook, dando a seguinte declaração: “Não estou procurando novos amigos, não tenho essas carências que o povo latino tem no mil. Quem gosta de ler, ver filmes, tocar, compor, estudar, não estão preocupado com isso, o foco é outro” (sic). Segundo o cantor, só o compreende “quem mora fora e tem um nível acima do médio culturalmente”. Em resposta a um internauta, ele disparou, sem esconder seu preconceito: “Você está acostumado com forró e acha que o mundo da arte é feito de sucesso? Coisa mais primária”.

Um dos pontos altos da discussão online aconteceu quando ele menosprezou um brasileiro, chamando-o de “moço caipira de cidade pequena”. “Você não entendeu nada. Eu respondo porque tenho respeito. Um caipira como você não está acostumado e ‘Gonzaga’ também não, então dá vontade de dar uma volta na praça, né? Voismicê prefere os ‘artista’ num pedestaRR né?”. Todos os outros ele chamou diretamente ou indiretamente de burros. “Por isso eu amo essa terra, intolerante, ignorante e opinativa sem saber nada de nada…”.

https://twitter.com/Fumalizou/status/586243273271947264

https://twitter.com/jeferson/status/586235212876623872

https://twitter.com/celsodossi/status/586230110950391809

https://twitter.com/_urgh/status/586226980397436929

Destaques