A homossexualidade de Ricky sempre foi assunto recorrente em sua carreira. Apesar de alguns profissionais da mídia considerarem esse tipo de questionamento como o principal ápice do início do sucesso no entretenimento, os boatos sobre o cantor se intensificaram ao longo dos anos com a ausência de namoradas e ganharam ainda mais destaque após a notícia de que seus filhos foram gerados por uma barriga de aluguel.
O esclarecimento sobre sua sexualidade veio através de uma publicação oficial, onde o cantor também explica estar escrevendo sua autobiografia. Na publicação, o cantor comenta, naturalmente, sobre o preconceito que sua carreira pode sofrer, mas diz que não escolheria ser diferente, garantindo que tem orgulho de sua personalidade:
“Muita gente me disse que não era importante contar, que não valia a pena, que tudo o que trabalhei e tudo que havia conquistado sofreria um colapso. Que muitos neste mundo não estariam preparados para aceitar minha verdade, minha natureza”, comenta o cantor que diz ter escondido o fato da imprensa por recomendação dos amigos, mas que ele aprendeu a aproveitar esse tempo onde esteve guardando essas informações: “Estes anos de silêncio e reflexão me fizeram mais forte e me lembraram que a aceitação tem que vir de dentro e que este tipo de verdade me dá a força de conquistar emoções que eu nunca sabia que existiam”.
Em resposta à sua declaração os fãs já demonstram apoio e compreensão através de comentários em seu site oficial, mostrando que os 30 anos de carreira do cantor geraram fortes laços com o seu público. Ricky Martin já vendeu mais de 60 milhões de discos em todo o mundo, sendo uma marca rara para artistas hispânicos, e atualmente está envolvido com projetos de libertação de presos políticos e de ajuda ao Haiti.