29 milhões. Esse é o número de seguidores que a Lady Gaga tem no Twitter e faz dela a personalidade mais seguida na rede de microblogs. No entanto, o grandioso número é extremamente questionável e uma pesquisa divulgada esta semana revela que 73% dos seguidores de Gaga são falsos, inativos ou tem conta duvidosa.
A análise feita pela empresa londrina StatusPeople revela que o porcetagem assustadora não indica necessariamente o comportamento fraudulento ou suspeito, apesar de ser uma prática comum em algumas empresas de marketing online a compra de contas falsas. O fato do Twitter não exigir que o usuário aceite novos seguidores e não monitorar contas abandonadas levanta a questão de quantas contas na rede social estão ativas. Já a empresa “Fake Follow Check” constata que a lista dos segudidores de personalidades, como Lady GaGa e Barack Obama, está lotada de contas falsas e inativas.
Em contato com um empresário de produtos online, o conceituado jornal “The New York Times” apurou como é o funcionamento de compra de contas falsas no Twitter. “Esse pode ser o mais guardado segredo na “Twittersfera”, mas aquela amigo que se gaba por ter 100 mil seguidores pode não ter ganhado isso através do trabalho duro. Ele pode ter simplesmente comprado no mercado negro”, explicou o empreendedor que não quis se identificar.