in , ,

Olivia Rodrigo conquista marca impressionante no topo da Billboard 200

Foto: Reprodução / YouTube

Quem acompanhava as paradas de música no final da primeira década do século talvez se lembre do fenômeno que foi Susan Boyle. A cantora escocesa surpreendeu os jurados do programa Britain’s Got Talent ao soltar a voz em uma poderosa interpretação de “I Dreamed A Dream”, de Les Misarebles.

Depois de regravar a canção e batizar o seu primeiro álbum com o título, Boyle permaneceu por seis semanas no topo da Billboard 200 e foi o projeto mais vendido de 2009 após um mês de vendas. Quem acaba de chegar perto deste feito na parada norte-americana é Olivia Rodrigo, que continua ocupando o topo do chart com “Sour“, também seu álbum de estreia.

Live Show
Foto: Divulgação

Faltam apenas duas semanas para que Rodrigo ultrapassa a veterana. “Sour é o primeiro álbum de estreia de uma artista feminina a passar quatro semanas em primeiro lugar desde que Susan Boyleé ‘I Dreamed a Dream’ passou seis semanas, todas consecutivas desde sua estreia, em 1 º lugar (12 de dezembro de 2009, 16 de janeiro, gráficos 2010-datados)”, descreveu o balanço da Billboard.

Não-single de sucesso no Spotify

Com o balanço do primeiro semestre de 2021 em mãos, fica evidente que Olivia Rodrigo não é apenas uma grande revelação, mas também o maior sucesso da música pop neste ano. Além dos números impressionantes que os singles “drivers license“, “deja vú” e “good 4 u” atingiram nas plataformas de streaming e nas rádios, outras canções do aclamado álbum “Sour” se destacaram.

Querida entre os fãs do álbum, a devastadora e amarga “traitor” despontou como a faixa não-single de maior sucesso do projeto de estreia de Rodrigo. A música é a canção não-single mais rápida a ultrapassar os 200 milhões de streams na história do Spotify. Como o próprio nome já denúncia, a música fala sobre um relacionamento fracassado e a angustia de se sentir traído por alguém que não corresponde aos seus sentimentos.

>>Olivia Rodrigo bate 3 bilhões de streams no Spotify com novo recorde

Confira a performance de “traitor” no show virtual “Sour Prom”:

Parada de compositores e produtores

Olivia Rodrigo também foi destaque na parada Songwriters & Producers Chart. Na atualização da última semana, ela ficou em 1º lugar pela 16ª semana. Com isso, Olivia Rodrigo se tornou a artista a passar mais semanas no topo da parada.

Álbum de estreia fenômeno pop
Foto: Divulgação

A Songwriters & Producers Chart foi criada em 2019 para valorizar as mentes criativas da música. Os produtores e compositores contabilizam pontos para cada música presente nas paradas da Billboard e músicas com múltiplos produtores e compositores têm os pontos divididos para cada um deles igualmente.

A influência e importância de um produtor ou compositor dentro da indústria certamente merece reconhecimento além de nossos rankings anuais”, afirmou Silvio Pietroluongo, vice-presidente de desenvolvimento de dados e paradas da Billboard.