A Casa do POPline Bahia estreou nesta segunda-feira (10) o projeto POPline.Lab – série de debates temáticos sobre música que integra a programação da temporada do projeto em Salvador, no Hotel Monte Pascoal.
Especialistas e nomes da música se encontraram para debater o tema “O Que Faz da Música um Hit? – Direitos Autorais, Editoras e Gravadoras”. O objetivo é entender o melhor processo de composição, edição e gravação no mercado atual.
Participaram da mesa Tiê Castro, diretor artístico da TAG Music com mais de 1 bilhão de views em projetos; Manno Góes, compositor multipremiado e representante da UBC (União Brasileira de Compositores); Vilza Sodré, gerente da editora Caco Music com mais de 19 anos no mercado de Direito Autoral; e Diggo, compositor dos hits Abaixa que é Tiro e Contatinho.
“Antigamente, quando eu comecei, diziam assim: primeiro a música precisa ser boa. Depois de ‘Caneta Azul’, ninguém precisa dizer que a música precisa ser boa”, disse Manno Góes. “Ninguém faz nada sozinho, um certo investimento em qualidade técnica facilita os caminhos. Mas eu não acredito que existe fórmula. A forma mais inteligente de viver de música é fazer aquilo que você se identifica de verdade, ser honesto consigo mesmo”, continua ele.
Manno Góes continua dando uma dica aos futuros compositores. “Leia. A bagagem literária é muito importante pra quem quer compor.[…] As grandes músicas vêm de muitos leitores. Mesmo sem fórmulas, há facilitadores, um deles é a honestidade consigo mesmo, a percepção, a sacada e estar sempre antenado com o que está acontecendo, tem sempre gente nova surgindo e é importante estar conectado”.