Connect with us

O que está procurando?

#BIZ

O que é o UPC e qual a diferença entre ele o ISRC?

Ambos os códigos têm a missão muito importante de controlar a utilização do produto musical nas mais diversas plataformas.
Foto: Brett Jordan/Unsplash

Os álbuns e as faixas publicados precisam ser identificados com os códigos de ISRC e UPC. Mas, antes de entender a importância deles, é preciso saber suas diferenças. O UPC significa “Universal Product Code” (Código de Produto Universal), uma espécie de código de barras para um produto. Este número pode ser aplicado a um single, EP ou álbum. É bastante comum encontrar esse código na contracapa dos discos e é a partir dele que é possível controlar as vendas.

Já o ISRC significa “International Standard Recording Code” (Código Padrão Internacional para Gravações). Ele é um código de 12 caracteres que funciona como uma impressão digital para cada música (fonograma). O ISRC deve ser gerado e cadastrado na Associação de Música vinculada ao Ecad e essa função somente é realizada pelo(a) Produtor(a) Fonográfico(a).

UPC x ISRC: afinal, qual a diferença?

As agregadoras digitais de música, em geral, pedem para o artista incluir o UPC, porém, caso ele não tenha, muitas vezes elas mesmas criam gratuitamente esse código ou cobram alguma pequena taxa. Isso muda de acordo com a agregadora, portanto é importante ficar atento aos termos e contratos.

Enquanto que o ISRC é feito de maneira gratuita pelo Produtor Fonográfico, dentro do sistema da Associação Musical vinculada ao Ecad.

Vale destacar que o UPC é necessário ainda que o artista só lance sua música por streaming e download. Este código é único para cada produto e vale para sempre. Dessa forma, com o UPC é possível identificar as vendas e a distribuição, entre outros usos dos lançamentos, como destaques e promoções. 

Ambos os códigos, UPC e ISRC, têm a missão muito importante de controlar a utilização (seja stream, venda, etc) do produto musical dos artistas e compositores nas mais diversas plataformas. Sendo assim, não é possível mudá-los depois que o álbum já tiver sido distribuído. Caso o artista necessite mudar um UPC ou um ISRC ele terá que criar um novo álbum com os códigos corretos e posteriormente solicitar o takedown do álbum anterior.

Que tirar mais dúvidas sobre o universo musical? Conheça  agora mesmo o nosso Guia MM, que traz as explicações sobre os bastidores da indústria musical, clicando aqui.

Destaques

#Noticias

“Para vários artistas nacionais, o Rock in Rio é o principal show do ano. É o Super Bowl do Brasil!” – essa frase ecoa...

#Noticias

O nome de Scooter Braun voltou aos holofotes nesta semana após ele anunciar que está pausando sua carreira como gestor musical, a frente da...

#BIZ

O Warner Music Group (WMG) desistiu de apresentar uma oferta para comprar a Believe. O anúncio foi feito nesta segunda-feira (8) pela companhia. No...