in

O que aconteceu com o McFly?


O título dessa matéria seria “Por onde anda a banda McFly?”. Bem, não anda. Por isso, se tornou mais realista dizer “O que aconteceu com o McFly?”. O quarteto de pop rock inglês, que já colocou sete singles no topo da parada britânica e vendeu mais de 10 milhões de álbuns mundialmente, não lança nada desde 2013. Nem uma musiquinha sequer. O sexto álbum, aguardado pelo menos há cinco anos, já virou piada. Tudo é desculpa para adiar o projeto e perder cada vez mais relevância no mercado. Seria uma enorme mentira dizer que o disco é uma prioridade para os músicos. Não é.

Desde o lançamento do criticado “Above the Noise” (2011), último álbum da banda, muita coisa mudou. Basta dizer que três dos músicos – Tom, Danny e Harry – se casaram e que dois deles – Tom e Harry – se tornaram papais. Tom tem dois filhos e Harry está esperando o segundo. O que isso tem a ver? Olha, bem mais do que todo mundo gostaria. Tom, que é a mente pensante do McFly, lançou quatro livros infantis de lá para cá (dois deles com Dougie), foi jurado em uma competição televisiva para encontrar um novo autor de livros infantis e virou um vlogueiro pai de família. Não, não é brincadeira. Danny Jones, o vocalista, agora é jurado do “The Voice Kids”. No momento, todos os músicos estão envolvidos com outras atividades. O baixista Dougie Poynter virou ator e está filmando um longa de super-heróis. O baterista Harry Judd, depois de vencer o “Strictly Come Dancing” e fazer ensaios sensuais, se tornou uma espécie de Gabriela Pugliesi do sexo masculino. Passou a fazer trabalhos para o mundo fitness: está com seu livro “Get Fit, Get Happy” em pré-venda. A capa, aliás, é uma delícia.

Harry Judd: livro fitness
Danny Jones: The Voice Kids
Tom Fletcher: autor de livros infantis
Dougie Poynter: ator

Não, o McFly não acabou, embora possa parecer. Ao longo desses anos sem lançamentos, a banda se manteve na ativa, com várias turnês no Reino Unido e alguns shows na Europa. O quarteto conseguiu até lançar dois álbuns ao vivo, sem nada de novo. Além de uma coletânea, que incluiu até demos. Os artistas também ganharam um bom dinheiro compondo para os álbuns do One Direction, que, como se sabe, foram enormes sucessos comerciais. E teve ainda o McBusted, que deixou Tom, Danny, Dougie e Harry ocupados por cerca de um ano. Mas McBusted (união com o Busted, que durou mais do que o esperado) é melhor nem comentar… não foi a gente que pediu.

Dispersos, os quatro membros do McFly continuam falando do próximo álbum como algo para o futuro. Dougie disse recentemente que “compor é divertido, mas difícil” e que requer tempo. Ele disse que a banda tem parte do material pronta, mas que não tem pressa para lançar nada. Segundo Harry, o enorme hiato gerou um bom material inédito, mas que há músicas que não os representam mais, por isso a demora. “Temos tanta coisa que não foi lançada, e agora temos a oportunidade de sentar e analisar. ‘Não, isso está errado, isso está errado, isso está certo’. E podemos pegar alguns elementos do que deu certo e colocar tudo junto”, contou.

Detalhe: em 2013, a banda viajou para o Texas, nos Estados Unidos, para se isolar de interferências externas e gravar o sexto álbum (veja fotos). Foi gravado, mesmo. E engavetado. Desse material, o mundo só conheceu o single “Love Is On the Radio” – que, para se ter uma noção, é de quando Miley Cyrus ainda lambia marretas.