#BIZ

O primeiro passo para trabalhar com marketing de música

Camila Arias - Gerente de Marketing Digital da Live Talentos

Foto: Experiência e Emoção promovidas pela Música | Créditos: Unsplash

 

Eu poderia muito bem começar essa minha primeira coluna aqui no Mundo da Música dando a tão querida fórmula mágica de sucesso para o artista.

 “Como bombar seu artista”; “As melhores dicas de Marketing Digital voltadas para música”; “Como fazer 1 milhão de visualizações no Youtube com pouco dinheiro”.

Mas preciso ser sincera: não existe essa fórmula. Acredite, eu já tentei. 

A regra básica de sobrevivência para trabalhar com artistas é compreender que ele não é uma pessoa, mas, sim, um produto com personalidade, uma marca.

E você precisa construir ela, passo a passo, todos os dias, o tempo todo.

Não importa se é um artista novo ou um já totalmente consolidado no mercado, afinal, a batalha na carreira de todos eles continua mesmo depois de se estabelecerem. 

Música é emoção, lembrança, identificação. É tudo sobre experiência.

Claro que um hit que conquiste Brasil afora é mais do que necessário, mas isso não se sustenta durante muito tempo.

O que você precisa entender é o que o seu público levou a imagem que você passou. Lollapalooza, Rock In Rio, Burning Man, Coachella e tantos outros festivais estão aí para comprovar.

Proporcionar experiências marcantes, em tempos que todos buscam o “ser” e não só o “ter”, é o que estimula o fortalecimento entre o público e as marcas.

Entender o que o seu artista, ou melhor, a sua marca, tem a oferecer e o que você, de fato, consegue trabalhar em cima disso.

O que ele pode fazer para ajudar. Não adianta começar a planejar mil ações, sem antes pensar se ele vai encarar isso e comprar a sua ideia. 

Não perca tempo! Estude seu artista, sua personalidade e veja o que você pode conseguir junto com ele. Entenda suas limitações, os lados positivos e use-os ao seu favor.

Compreendendo esses dois lados, tanto do que o artista pode te entregar, quanto a necessidade do seu público, é o primeiro passo nesta longa caminhada do mundo da música e entretenimento.

Não monte um planejamento sem conquistar esse passo.

Nas próximas colunas, vocês poderão conferir assuntos como estratégia de redes sociais, planos de mídia voltados para Youtube e plataformas digitais, relacionamento com Influentes Digitais, construção e engajamento de uma fanbaseo maravilhoso mundo das playlistsa nova e promissora era de assistentes de voz, relacionamento com as plataformas digitais, as tendências do marketing de entretenimento e outros temas voltados principalmente para Sertanejo e Música Eletrônica, compartilhando também os cases de sucesso e insucesso.

Prometo que a jornada será interessante. Vamos juntXs!

______________________

 

Camila Arias é Gerente de Marketing Digital da Live Talentos, empresa de gestão de carreiras artísticas, contando no casting com artistas como Chitãozinho & Xororó, Zezé Di Camargo & Luciano, Edson & Hudson, Make U Sweat e outros artistas relevantes da cena sertaneja, eletrônica e samba, além da gravadora de música eletrônica Alphabeat Records.

Instagram: @camilaariasmartins I https://www.instagram.com/camilaariasmartins/

Linkedin: https://www.linkedin.com/in/camilaariasmartins/

Destaques

#Internacional

"Eu pensei no marketing antes de criar as músicas", conta Charli XCX. "Brat" foi eleita a palavra do ano pelo Dicionário Collins.

#Noticias

Eleita “Artista do Ano” pela Billboard Brasil, Ana Castela é destaque em uma edição especial da edição estadunidense da revista, dedicada aos #1 Globais. Em...

#Noticias

O NewJeans parece ter iniciado um novo capítulo na carreira, após a confirmação de que deixaram a ADOR/HYBE. Agora, as meninas têm uma nova conta oficial...

Copyright © 2006-2024 POPline Produções Artísticas & Comunicações LTDA.

Sair da versão mobile