Popline News
in ,

O movimento emo está voltando à cena musical?

O POPline News explica o que anda rolando no gênero

Prontos para sessão nostalgia? Paramore, Avril Lavigne Panic! At The Disco, Fall Out Boy, NX Zero e Fresno. Conhece essa galera? Quem viveu intensamente a música dos anos 2000 não passou despercebido pelo emo. Ou o rock triste, pop/punk… A definição nunca foi única, mas o impacto permanece até hoje numa geração adulta e em artistas inspirada naquele fenômeno.

Mas deu pra perceber que um novo ciclo desse som está de volta? O POPline News fez um giro para mostrar o que anda rolando na cena que voltou às rádios e as plataformas digitais. Quem acompanha MTV entre 2000 e 2010, certamente ouviu os hits “Misery Business”, ‘My Happy Ending”, Dance Dance”, Razões e Emoções” e muito mais.

A fórmula era até simplista, mas não menos impactante. Um visual que se destacava, um vocalista carismático, letras que fáceis de se relacionar e guitarras. A gente sabe que a música que predomina nas paradas funciona em ciclos. E a fase desse pop/punk acabou passando.

Paramore
Foto: Divulgação

Os artistas continuam na ativa, mas o burburinho diminuiu, ja que a fanbase envelheceu junto. Até que chega uma nova geração que mexe com as gerações. A nova leva, vem mexendo com o público mais jovem. YoungBlood, MUDSUN e Willow Smith são exemplos dos novos que estão chegando. O sucesso do Post Malone, inclusive, foi fundamental aos novos rappers roqueiros.

No Brasil o fenômeno se repete

Aqui no Brasil, o mesmo reflexo. A cantora Day se debruça pelo estilo que vem influenciando a álbum de estreia da cantora. O carro abre-alas da era, com o single “Finais Mentem”, mostra bem a inspiração da artista no gênero. “Felizona de estar falando sobre isso, do renascimento do emo, do pop punk, do punk rock, do pop rock, no geral, na cena do mainstream. Isso é muito importante para mim, especialmente pelo momento que eu tô vivendo enquanto artista“, destaca.

Day. Foto: Divulgação

DAY está preparando o terreno para lançar seu álbum de estreia, intitulado “Bem-vindo ao Clube”. Consolidando sua força no estilo pop undergroud, ela aposta intensidade, letra dramática, como manda o figurino. “É o gênero que cresci ouvindo, que me moldou enquanto artista, mas ao mesmo tempo enquanto pessoa porque foi nesta cena que eu encontrei pela primeira vez a liberdade de ser quem eu sou”, destaca, como uma boa roqueira. As influencias não poderiam ser diferentes.

“E ver que já tá rolando, que tem essa demanda é uma parada que me motiva e me alegra muito. Ver a Avril voltando com tudo, o Paramore gravando álbum novo, a Willow lançando um som com o Travis Barker explicitamente pop punk”.

DAY divulga capa e trecho do single "Finais Mentem"
(Foto: Divulgação)

Com outros gêneros dominando o mercado, o rock meio que deu uma adormecida nos últimos anos, tendo seu devido descanso. Mas tudo indica que a onda cheia de energia parece estar renascendo. “E eu acho que uma das paradas que mais me motiva também, é de ver que tem muito adolescente, muito jovem, embarcando nessa onda. E curtindo muito este gênero, este estilo porque era exatamente quando eu era adolescente”, garante DAY.

Escrito por Leonardo Rocha

Confira a letra e tradução de ‘Girl From Rio’, single de Anitta

BBB: Pocah é eliminada e fica de fora da última prova do reality