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‘O mercado digital não é para aventureiros’, diz diretor da Abramus Digital

Gustavo Gonzalez, Diretor de Relações Internacionais e Business Affairs da Abramus Digital analisa o mercado musical e o papel da companhia no atual cenário

Gustavo Gonzalez, Diretor de Relações Internacionais e Business Affairs Abramus Digital
Foto: Gustavo Gonzalez, Diretor de Relações Internacionais e Business Affairs Abramus Digital/Créditos: Antonio Almeida

Em um artigo para a edição 43 da Revista Abramus que aponta como o isolamento social impulsionou a música no ambiente digital, Gustavo Gonzalez, Diretor de Relações Internacionais e Business Affairs da Abramus Digital, explica com detalhes os principais aspectos da música digital que possuem protagonismo indiscutível no mercado.

O executivo explica o crescimento do digital no mercado e as mudanças impostas pela pandemia.

“Nas mais diversas áreas, e ao redor do mundo, muitos projetos foram colocados no modo ‘on hold’. A grande maioria dos setores da economia sofreram, ainda sofrem. Com a indústria da música não foi diferente. Ainda vamos demorar para voltar ‘aos trilhos’ “, aponta.

Para Gustavo, o crescimento no consumo do streaming é impressionante, principalmente pela sociedade viver um momento de retração econômica muito forte. Ele destaca dados de crescimento tanto na modalidade free, quanto premium do Spotify, no período de março a novembro de 2020, com 30% e 13%, respectivamente.

Aprofundando a análise sobre o modelo de pagamento das plataformas de streaming, Gonzalez explica a divisão dos royalties, que parte de um princípio: 30% vão para as plataformas; 58% para a Gravadora/Agregadora Digital e 12% para Editora/Autor/Versionista.

“E são nesses 12% que os compositores, tão afetados pela pandemia e pela falta de shows, estão tendo algum tipo de compensação e uma nova fonte de receita. Uma parte do valor chega aos compositores através do Ecad e outra parte, maior dela, vem através do trabalho da Editora”, destaca.

“Neste contexto, a Abramus expandiu os seus negócios com a Abramus Digital , que atua há 10 anos para que Editoras Musicais recebam a sua fatia do que é consumido no ambiente digital. A Abramus Digital investiu em muita tecnologia, desenvolvendo um sistema próprio e robusto para atender as crescentes demandas deste serviço, integrando Business Intelligence – BI, que permite a análise específica e estratégica dos detalhes que envolvem o consumo de música no ambiente digital. O trabalho foi desenvolvido sob medida e de forma muito criteriosa, de acordo com a necessidade de cada Editora, para atender as necessidades de um mercado cada vez mais exigente”, afirma Gonzalez.

De acordo com o Diretor, a Abramus Digital já possui mais de 5 milhões de obras na base de dados e atua com a representação de mais de 150 editoras nacionais e internacionais.

 Fluxograma, Abramus Digital
Foto: Fluxograma, Abramus Digital/Créditos: Abramus

“O mercado digital não é para aventureiros. A Abramus Digital se preparou, estudou as demandas do mercado e investiu pesado em tecnologia para entregar o que existe de melhor para os seus clientes”, ressalta Gustavo.

Por fim, o executivo destaca que o papel da Abramus Digital não é atuar como uma Editora, mas, representar as existentes no mercado, em um sistema que permite a independência e autonomia dessas companhias.

Confira o artigo na íntegra da Revista Abramus, acessando aqui.