A editora Companhia das Letras anunciou a publicação de “O Livro do Clima”, da ativista ambiental Greta Thunberg, para 2023 no Brasil. A obra compila ferramentas necessárias para salvar o planeta.
“Essa é a história mais importante do mundo, e tem de ser contada com toda a força e amplitude da nossa voz, e até com mais do que isso. Por isso decidi usar a minha plataforma para criar este livro, baseado nos melhores conhecimentos científicos hoje disponíveis — um livro que trata de forma holística a crise do clima, da ecologia e da sustentabilidade”, diz a sueca Greta Thunberg.
“Porque é óbvio que a crise climática é apenas o sintoma de uma crise muito maior de sustentabilidade. Espero que este livro se torne uma obra de referência para a compreensão dessas crises distintas, mas estreitamente associadas”, completa.
Leia mais:
- Amazon, Disney, Google se unem contra crise ambiental
- Live Nation lança plano que reduz dano ambiental em turnês
- Robert Downey Jr. lançará livro… de nutrição
- Britney Spears revela que está escrevendo livro autobiográfico
O livro reúne mais de cem especialistas, ativistas e comunicadores para pensar sobre a desestabilização climática. Alguns dos nomes envolvidos são os cientistas Johan Rockström, Michael Mann, Katherine Hayhoe, Friedrike Otto, Stefan Rahmstorf, Saleemul Huq e Carlos Nobre e os intelectuais Thomas Piketty, Tedros Adhanom Ghebreyesus, Naomi Klein e Amitav Gosh.
Elogio da editora
Segundo a editora Chloe Currens, da Penguin Press, Greta Thunberg se revelou uma grande escritora com “O Livro do Clima”. “Numa série de capítulos incisivos, perspicazes e arrebatadores, que entrelaçam as diferentes partes do livro, ela compartilha as suas experiências e reações ao que aprendeu. Os trechos sobre a inércia dos governos expõem com assustadora clareza a ‘maquiagem verde’ cada vez mais comum, e não há como ignorarmos o seu clamor por uma justiça climática”, comenta Chloe.
“Este é um livro único, repleto de indignação moral, e que pretende mudar para sempre o debate sobre o clima”, adianta a editora.