Mais de 20 anos após o sucesso de “Central do Brasil” (1998), o cineasta Walter Salles e a atriz Fernanda Montenegro se reúnem novamente em um novo longa-metragem, “Ainda Estou Aqui”. Filmado no ano passado no Rio de Janeiro, o filme já está chamando a atenção da mídia internacional. Virou notícia no site norte-americano Deadline nesta semana.
Leia mais:
- Fernanda Montenegro viverá no cinema mulher que era negra na vida real
- Papa Francisco abençoa Fernanda Montenegro e Fernanda Torres
Walter Salles vendeu os direitos de distribuição de “Ainda Estou Aqui” para a Sony Pictures Classics na América do Norte, no Oriente Médio, na Europa Oriental, em Portugal, na Turquia, na Austrália e na Nova Zelândia. A venda ocorreu durante o Festival de Cannes. Segundo o Deadline, a Sony quer emplacar o longa-metragem em um festival de cinema de prestígio no segundo semestre.
“Ainda Estou Aqui” tem roteiro de Murilo Hauser, premiado no Festival de Cannes com “A Vida Invisível” (2019), e Heitor Lorega. A história é baseada no livro de mesmo nome escrito por Marcelo Rubens Paiva, sobre a saga de sua mãe Eunice para descobrir o paradeiro do marido durante a ditadura militar. Rubens Paiva, o marido em questão, foi um deputado que nunca mais voltou para casa após ser capturado pela polícia para um interrogatório.
Fernanda Torres também está no elenco do filme de Walter Salles
Fernanda Montenegro interpretará Eunice na fase madura, quando precisa lidar com os primeiros sintomas do Alzheimer. Sua filha Fernanda Torres interpretará Eunice na fase mais jovem. Selton Mello, Luiza Kozovski, Bárbara Luz, Dan Stulbach e Carla Ribas também fazem parte do elenco.
Esse é o primeiro filme de Walter Salles desde “Linha de Passe” (2008), que rendeu o prêmio de melhor atriz para Sandra Corveloni no Festival de Cannes. Vale destacar que ela e Fernanda Torres são as únicas atrizes brasileiras premiadas em Cannes. Fernanda saiu vitoriosa do festival francês em 1986 com “Eu Sei Que Vou Te Amar”.