No Brasil, 56% da população se considera negra, segundo dados do IBGE. Mas será que os protagonistas das novelas também são em sua maioria pretos? Existe essa representatividade? Sheron Menezzes em “Vai na Fé” e Lucy Alves em “Travessia”, da Rede Globo, mostram que a TV aberta tem dado cada vez mais espaço para artistas pretos em papéis de alta relevância. Mas será que foi sempre assim? Pensando nisso, o POPline preparou uma lista com os protagonistas negros das principais novelas da televisão brasileira nos últimos tempos. Confira!
> Siga o OMG! no Instagram para acompanhar o mundo das celebs, reality shows e memes
LEIA MAIS:
- BBB23 enaltece presença negra no reality show com VT especial
- Prime Video prepara série gay com protagonistas negros
- Atores falam sobre representatividade negra no Castelo Rá-Tim-Bum;
A partir dos anos 2000, é possível notar que, aos poucos, papéis de protagonismo nas novelas foram interpretados por pessoas negras. Mas para que os atores e atrizes de hoje possam brilhar nas telinhas, um longo e doloroso caminho foi pavimentado por nomes importantíssimos na luta pela representatividade preta na televisão.
Em 1965, foi dado um passo à frente nessa luta: Yolanda Braga foi a primeira atriz preta a interpretar uma protagonista em uma telenovela no Brasil, em “Sua Pele”, da TV Tupi. Por muitas vezes, nas décadas de 1960 e 1970, papeis de personagens negros eram dados para atores brancos, a fim de impedir que estes ocupassem posições de protagonismo. É o que hoje conhecemos como a famigerada técnica de blackface.
Um exemplo foi na novela “A Cabana do Pai Tomás”, que foi ao ar em 1969 na TV Globo. Na trama, Sérgio Cardoso, branco, se pintou de preto para dar vida ao escravo Tomás… Mas para uma derrota, há uma vitória? Na mesma novela, em contrapartida, Ruth de Souza estreou como a primeira mulher negra protagonista de uma telenovela da emissora.
Além dos nomes citados acima, é importante relembrar outros atores que lutaram para que, hoje, atrizes como Sheron Menezzes possam brilhar em papéis de protagonismo. Pessoas como Chica Xavier, Milton Gonçalves, Zezé Motta, Léa Garcia, Jacyra Silva, Haroldo de Oliveira e Isaura Bruno batalharam por seus espaços nas telas e fizeram história no cenário artístico nacional.
Antigamente, quando artistas negros começaram a ingressar no cenário artístico das novelas, seus papéis eram majoritariamente para interpretar empregados, faxineiros, motoristas ou escravos. Com o passar dos anos, a quantidade de atores negros em papéis de maior prestígio tem crescido. Mas, certamente, podemos chegar mais perto de uma equidade. É o que torcemos!
O POPline selecionou algumas das principais telenovelas brasileiras produzidas nos últimos 20 anos que tiveram pessoas pretas nos holofotes.
Taís Araujo em “Da Cor do Pecado” (2004)
Após brilhar como Xica da Silva na novela homônima da Manchete em 1996, Taís Araujo pode ser considerada um das atrizes negras pioneiras a protagonizar uma novela em horário nobre da Globo. Depois de seu papel como a jovem Preta de Souza, em “Da Cor do Pecado” (2004), ela estrelou como a modelo internacional Helena em “Viver a Vida” (2009).
Depois disso, a atriz também protagonizou outros personagens como Penha, empregada doméstica em “Cheias de Charme” (2012), Verônica Monteiro, destemida repórter investigativa em “Geração Brasil” (2014) e, mais recente, a advogada Vitória, em “Amor de Mãe” (2019). Todas as novelas da TV Globo.
Lázaro Ramos em “Cobras e Lagartos” (2006)
Casado com Thaís Araujo, Lázaro Ramos também é outro nome de extrema representatividade no cenário artístico preto. O ator deu vida ao cômico e trambiqueiro personagem Foguinho na novela “Cobras e Lagartos” (2006), da TV Globo.
Camila Pitanga em “Cama de Gato” (2009)
Na novela “Cama de Gato” (2009), Camila Pitanga protagonizou a faxineira Rose. Anos depois, a atriz deu vida à modelo e dona de restaurante Regina, em “Babilônia” (2015) e à empresária Maria Tereza, em “Velho Chico” (2016). Mas um de seus papéis mais lembrados e que ganhou status de protagonista foi a garota de programa Bebel, de “Paraíso Tropical” (2007).
Aline Dias em “Malhação: Pro Dia Nascer Feliz” (2016)
Aline Dias foi protagonista em “Malhação: Pro Dia Nascer Feliz” (2016), da TV Globo, com a personagem Joana, uma típica mulher brasileira, cheia de sonhos e determinação. A atriz foi a primeira protagonista negra na novela teen, após 21 anos da estreia da trama.
Heslaine Vieira em “Malhação: Viva a Diferença” (2017)
Em 2017, a novela teen “Malhação” inovou e apresentou ao público cinco protagonistas com histórias de vida diferentes, atualmente conhecidas como “As Five”. Dentre as personagens do quinteto, Hesleine Vieira interpretou Ellen, uma jovem da periferia que é um gênio da computação e programação.
No spin-off da trama, “As Five” (2020), Ellen segue na carreira da tecnologia e se torna Mestre em Computação Quântica. Ela trabalha em uma multinacional e aborda diversas vezes o racismo no ambiente profissional e pessoal.
David Junior em “Bom Sucesso” (2019)
David Junior embarcou nas novelas e teve seu primeiro papel como protagonista na novela “Bom Sucesso” (2019), da TV Globo. Seu personagem Ramon era um atleta, formado em Educação Física e apaixonado por basquete.
Lidi Lisboa em “Jezabel” (2019)
Lidi Lisboa conquistou o protagonismo na novela “Jezabel” (2019), da Record TV. Esse foi o papel de maior visibilidade da carreira da atriz, que interpretou a poderosa e cruel rainha fenícia. Além disso, vale ressaltar que Lidi foi a primeira atriz preta a protagonizar uma personagem em uma novela bíblica.
LEIA MAIS:
- ‘Nova Estação’: Aceleradora musical lança projeto para promover artistas negros e trans na Bahia
- ‘Festival Cabobu’ valoriza a presença feminina na vanguarda da cultura negra em Pelotas
- Selo Mondé Musical realiza Imersão voltada para profissionais negros no mercado musical
Taís Araujo e Paulo Lessa em “Cara e Coragem” (2022)
Em “Cara e Coragem” (2022), da TV Globo, Taís Araujo e Paulo Lessa encabeçaram o quarteto principal da novela. Eles interpretaram a empresária Clarice e seu segurança particular Ítalo, que namoram em segredo.
Lucy Alves em “Travessia” (2023)
Lucy Alves é atriz, cantora e atual protagonista da novela das 21h da TV Globo, “Travessia” (2023). Na trama, a personagem Brisa é uma mulher batalhadora que vive na luta para proteger seu filho.
Sheron Menezzes em “Vai na Fé” (2023)
Em “Vai na Fé” (2023), Sheron Menezzes interpreta a protagonista Sol, que trabalha vendendo quentinhas todos os dias para ajudar no sustento da família. A trama das 19h da TV Globo conta com diversos outros personagens negros em papéis de evidência, como Ben (Samuel de Assis), Bruna (Carla Cristina) e Jenifer (Bella Campos).
Vale ressaltar também o papel de Clara Moneke, como a Kate na história. Mesmo sem ser protagonista, a jovem ganhou grande destaque e caiu no gosto popular.
Levi Asaf em “Amor Perfeito” (2023)
A nova novela das 18h da TV Globo, “Amor Perfeito” (2023), tem como protagonista o jovem Marcelino, interpretado pelo ator mirim Levi Asaf, de 9 anos de idade. Vale destacar que, antes do papel na novela, o garoto foi o primeiro ator negro a dar vida ao “Pequeno Príncipe” no teatro brasileiro.
Barbara Reis e Paulo Lessa em “Terra e Paixão” (2023)
Com estreia prevista para o dia 8 de maio, a novela “Terra e Paixão” ocupará o lugar de “Travessia” na programação das 21h da TV Globo. Na trama, Barbara Reis e Paulo Lessa serão dois protagonistas que interpretarão a professora e agricultora Aline e o fazendeiro Jonatas.
Giovana Cordeiro em “Fuzuê” (2023)
Em julho, com o fim de “Vai na Fé”, a novela “Fuzuê” será transmitida às 19h na TV Globo. No elenco, a mocinha Luana, vivida por Giovana Cordeiro, será uma das personagens principais da trama que gira em torno de um tesouro escondido embaixo de uma loja de departamentos. A atriz foi bastante aclamada por seu papel como Xaviera na novela “Mar do Sertão” (2022).