in , ,

Noel Gallagher é criticado após comentários capacitistas em festival

“Levante-se, você pode andar. Devo dizer que esses deficientes têm uma ótima visão de tudo”, teria dito o ex-Oasis na ocasião

Crédito: Matt Crockett

Noel Gallagher, ex-integrante do Oasis, foi criticado após desprezar a experiência de fãs de música com deficiência em comentários sobre o Festival de Glastonbury, que aconteceu na semana do dia 22 de junho. Na ocasião, Gallagher falou sobre os momentos que viveu no festival em entrevista ao The Matt Morgan Podcast.

LEIA MAIS: 

O cantor tocou no Pyramid Stage no dia 25 de junho, e após sua apresentação, permaneceu no Worthy Farm para assistir a vários sets, incluindo a performance de Jamie T no John Peel Stage no dia seguinte, 26 de junho.

Incapaz de obter um ponto de vista do show, Gallagher e seus amigos assistiram a apresentação da área PCD, feita especialmente para pessoas com deficiência, que ele afirmou não ter percebido, inicialmente, o propósito da plataforma.

[Nós] não conseguimos entrar no palco porque estávamos bêbados, então mostrei meu passe e disse “esse grupo está comigo”, e nós caminhamos para esta plataforma – sem o nosso conhecimento, era o plataforma para deficientes.

Noel Gallagher | Foto: Jill Furmanovsky

No local, Gallagher teria feito piadas capacitistas com os espectadores que estavam assistindo aos shows, dizendo que teria derrubado um fã com deficiência de sua cadeira de rodas para que seu filho tivesse uma visão melhor e até mesmo falado: “Levante-se, você pode andar. Devo dizer que esses deficientes têm uma ótima visão de tudo”.

Em resposta aos relatos dos fãs no Glastonbury, a instituição de caridade de igualdade de deficiência Scope criticou Gallagher no Twitter, escrevendo: “Relatos do comportamento de Noel Gallagher em Glastonbury foram perturbadores o suficiente. Mas ouvi-lo se gabar de suas ações e zombar abertamente de pessoas com deficiência no processo, está além de um insulto”.

Eles acrescentaram ainda: “Plataformas acessíveis em eventos não são para estrelas do rock privilegiadas e seus amigos. Eles existem para que pessoas com deficiência possam desfrutar de música ao vivo com menos barreiras.”