in , ,

No ‘Será Q Abre?’, Wanessa Camargo avalia seu legado para a música pop brasileira

Cantora se apresentou na festa “Será Q Abre?” em São Paulo

Foto: Araujo (Agnews)

Wanessa Camargo foi a principal atração da festa “Será Q Abre?“, que aconteceu no último sábado (17), na Áudio, em São Paulo. Com a casa cheia, a veterana do pop recebeu Tiago Abravanel e Melody para participações especiais no show do “Bloco Xainirô“, preenchido com repertório carnavalesco e hinos pop da carreira de Wanessa.

Foto: Araujo (Agnews)

LEIA MAIS: 

Em entrevista ao POPline, a artista falou sobre os seus 23 anos de carreira e como se enxerga no cenário do pop brasileiro contemporâneo. “Eu não me coloco nesse lugar de que eu construí um legado, eu fiz isso, fiz aquilo“, disse Wanessa. “Acho que a gente vai entendendo aos poucos. A gente mesmo, quando a gente está no nosso lugar, é difícil a gente ter uma ideia do que é o externo, do que acontece no outro”, continuou.

Para Wanessa, a fidelidade do público que a acompanha há décadas é o maior sinal de sua estabilidade e sucesso. “Você tem essas pessoas que te acompanham desde criancinhas e que continuam achando o seu trabalho relevante, tendo carinho. Para mim, é um presente e uma benção muito grande“. Apesar de mais de duas décadas de estrada, a cantora afirma que sente a mesma energia de quando começou a cantar aos 17 anos.

“Eu sinto, hoje, que as pessoas conhecem o meu trabalho desde o começo, que eu tenho presença nos principais canais de comunicação, que me abrem espaço, e isso faz com que eu entenda, sim, que o meu trabalho tem uma importância e isso me deixa muito feliz, muito honrada e grata, mas eu ainda me sinto como aquela menina de 17 anos, que começou cantando “O amor não deixa”, com muita coisa para conquistar, muita coisa para dizer ainda” – Wanessa

Foto: Claudio Augusto/Brazil News

Em 2024, o primeiro DVD ao vivo de Wanessa, “Transparente“, completa 20 anos de lançamento. Considerado um marco na carreira da artista, ela revela que pretende revisitar a sua discografia em breve para um projeto com regravações e destaque para as músicas “lado B“.

Existe um projeto, sim, que eu quero fazer pós, porque, quando eu fui fazer o lançamento do projeto de 20 anos, nós tivemos a pandemia e eu acabei deixando todo o projeto meio solto e não consegui fazer“, explicou Wanessa. “A turnê que eu faço hoje se chama “Livre: grandes sucessos” é um show, basicamente, de comemoração porque ele revisita toda a minha carreira“, continuou a cantora. “Então, esse show vai ser muito bacana no segundo semestre, quando eu vou poder visitar as capitais e fazer ele da forma que eu queria fazer“.

“E tem o projeto para, de repente, a gente regravar algumas coisas que eu acho que merecem, mas aí eu vou contar em breve, não vou dar spoiler agora não, mas tem sim [um projeto]. Tem muita música perdida, boa, que na época em que eu comecei não se trabalhava – trabalhávamos três músicas e aí ficava aquele álbum com 10 ou 15 músicas e só três eram trabalhadas. E as músicas lado b, eu particularmente sou apaixonada por elas, acho as vezes melhores do que as músicas lado a…tem um projeto muito especial pensando nisso também”.

LIVRE ATO 2

Na próxima sexta-feira (23), chega nas principais plataformas de áudio o “Ato 2” do álbum “Livre“. Dividido em três EPs, o projeto teve sua primeira parte lançada em abril. “O critério para separar as músicas nesses atos foram basicamente a ordem cronológica com que elas aconteceram na minha vida. Então, cada música é o início de uma história, tem um momento que eu vivi e vão carregando as outras”, explicou Wanessa.

Foto: Alexandre Pio

Segundo a cantora, as novas canções apresentam uma atmosfera diferente do repertório do “Ato 1”.Eu estou bem ansiosa porque o segundo ato é bem diferente do primeiro. E o terceiro é bem diferente do segundo e do primeiro. Eles têm sonoridades diferentes, têm um outro clima, têm uma outra energia. Então, eu estou bem feliz“.