#BIZ

No Dia Nacional do Funk, YouTube lista clipes do gênero que ultrapassam bilhões de visualizações

Clipe de "Bum Bum Tam Tam" do MC Fioti ultrapassa a marca de 1,8 bilhão de visualizações. Foto: Divulgação

Na internet, o funk encontrou espaço para difundir suas batidas, estética e cultura. Assim,  o YouTube se tornou uma enorme biblioteca de funk brasileiro, contando hoje com canais de diversas gravadoras, produtoras e artistas. O logo da plataforma ganhou uma nova versão temporária – chamada de Yoodle – nesta sexta-feira (12), quando é celebrado o Dia Nacional do Funk. Gênero musical 100% brasileiro, o funk teve influências diversas, como jazz, gospel e R&B, e hoje vai além das caixas de som, sendo sinônimo de expressão corporal, moda, liberdade e muito mais.

Leia Mais:

O canal KondZilla, por exemplo, que produz diversos artistas, conta com mais de 67 milhões de inscritos. Seu clipe mais assistido é “Bum Bum Tam Tam“, do MC Fioti, com 1,8 bilhão de visualizações, fazendo parte do Billion Views Club do YouTube, que reúne clipes que passaram da marca de 1 bilhão de views.

Outro fenômeno que surgiu do funk é a cantora Anitta. A cantora conquistou terras internacionais e fez feats com diversos artistas, como seu single “Vai Malandra“, em parceria com Mc Zaac, Maejor feat Tropkillaz e DJ Yuri Martins, que já foi assistido mais de 453 milhões de vezes. O clipe não é o único que tem milhões de visualizações. “Cavalo de Troia” do MC Kevin, do canal GR6 Explode (+40 milhões de inscritos) também é um dos exemplos da força do funk nacional, tendo mais de 533 milhões de visualizações.

Anitta no clipe de “Vai Malandra”. Foto: Divulgação

O funk como expressão

O funk também é moda e é no YouTube fãs podem ter contato com “os kits”: roupas, tênis, óculos, joias, cortes de cabelo e unhas que são primeiro usados pelos artistas do funk em seus videoclipes e logo caem no gosto do povo. A dança também é uma das características indispensáveis do funk.

Diversos passinhos surgem a cada dia e são compartilhados, principalmente, no Shorts, dando a chance de todos aprenderem e se lançarem no baile, inclusive os gringos, que já estão caindo na dança.

“O Brasil é um dos países que mais usa o Shorts, o que faz com que a nossa cultura possa se expandir e conquistar todo o mundo. O funk é um ritmo contagiante e acaba funcionando como uma linguagem universal: o  mundo inteiro se sente convidado a reproduzir passos ou participar de trends e compartilhá-las em vídeos curtos no YouTube”, afirma Marianna Ribeiro, YouTube Shorts Trends Manager.

Marianna Ribeiro, YouTube Shorts Trends Manager. Foto: Reprodução/LinkedIn

Veja 5 videoclipes de Funk que alcançaram contagens milionárias:

MC Fioti – Bum Bum Tam Tam

MC Fioti conquistou os 5 continentes com o single “Bum Bum Tam Tam”, do canal KondZilla, lançando em 2017, e atingiu a marca de 1.8 bilhão de visualizações no YouTube. A melodia contagiante e fácil de cantar, com a sample da flauta de Bah, se tornou um dos hinos globais do gênero, sendo reproduzido por diversos artistas em grandes festivais como Coachella.

MC Kevinho – Olha a Explosão

“Olha a Explosão” de MC Kevinho, lançado em 2016, explodiu nas paradas e garantiu mais de 1.2 bilhão de visualização na plataforma. Com a batida forte e ritmo envolvente, caiu no gosto do público e foi sucesso no carnaval do ano seguinte.

Amor de Verdade – MC Kekel e MC Rita

O sucesso “Amor de Verdade”, do MC Kekel em parceria com MC Rita, representa outro cenário no funk brasileiro, conhecido como funk melódico. Com letras emotivas, a música se destacou entre os singles lançados na época. O videoclipe, que transmite uma energia positiva, já acumulou mais de 760 milhões de visualizações.

MC Kevin – Cavalo de Troia

O sucesso de MC Kevin com a música “Cavalo de Troia” trouxe para os bailes um hino de superação. O single aborda as dificuldades da vida e como, apesar delas, o jovem consegue vencer os obstáculos e alcançar o sucesso. Essa narrativa ressoa profundamente com o público, que se identifica com as histórias de luta e superação. O videoclipe da música já ultrapassou 534 milhões de visualizações no YouTube.

Anitta, Mc Zaac, Maejor feat. Tropkillaz & DJ Yuri Martins – Vai Malandra

“Vai Malandra” é um dos vídeos mais icônicos de Anitta, com mais de 450 milhões de visualizações. O videoclipe destaca a cultura funk e dá visibilidade à realidade das comunidades cariocas. A música, em parceria com artistas nacionais e internacionais, demonstra como o funk carioca tem conquistado o mercado internacional.

Dia Nacional do Funk: por que no dia 12 de julho?

No final de 2023, a Câmara aprovou um Projeto de Lei que visa criar o Dia do Funk em 12 de julho. A data escolhida é uma homenagem ao “Baile da Pesada”, festa conhecida como grande precursora para a popularização do funk, que aconteceu neste dia, em 1970.

Já aprovado pela Comissão de Educação e Cultura do Senado, o PL avançou e, se não contar com o recurso de nenhum Senador, seguirá para sanção presidencial, oficializando finalmente o marco.

Destaques

New Music Fridays

Chegamos em mais uma sexta-feira! O dia da semana já é conhecido por reunir novidades de diversos artistas para as suas carreiras. Um dos...

#Noticias

Ana Castela vive um ótimo momento em sua carreira. Depois de estrear no Palco Mundo do Rock in Rio no último mês de setembro,...

New Music Fridays

Chegamos em mais uma sexta-feira! O dia da semana já é conhecido por reunir novidades de diversos artistas para as suas carreiras. Um dos...

Copyright © 2006-2024 POPline Produções Artísticas & Comunicações LTDA.

Sair da versão mobile