Na internet, o funk encontrou espaço para difundir suas batidas, estética e cultura. Assim, o YouTube se tornou uma enorme biblioteca de funk brasileiro, contando hoje com canais de diversas gravadoras, produtoras e artistas. O logo da plataforma ganhou uma nova versão temporária – chamada de Yoodle – nesta sexta-feira (12), quando é celebrado o Dia Nacional do Funk. Gênero musical 100% brasileiro, o funk teve influências diversas, como jazz, gospel e R&B, e hoje vai além das caixas de som, sendo sinônimo de expressão corporal, moda, liberdade e muito mais.
Leia Mais:
- Karol G deu pistas do seu EP de funk na despedida de “MAÑANA SERÁ BONITO”?
- “Anitta está fazendo o funk chegar a mais partes do mundo”, diz Dulce María, do RBD
- Em parceria com a Kneip Produtora, KondZilla assina com 5 artistas do Funk MTG de BH
- “Não vamos parar até sermos a principal fonte de receita do setor”, declara Lyor Cohen, do YouTube Music
- YouTube está deixando de ‘entregar’ os videoclipes? Entenda!
O canal KondZilla, por exemplo, que produz diversos artistas, conta com mais de 67 milhões de inscritos. Seu clipe mais assistido é “Bum Bum Tam Tam“, do MC Fioti, com 1,8 bilhão de visualizações, fazendo parte do Billion Views Club do YouTube, que reúne clipes que passaram da marca de 1 bilhão de views.
Outro fenômeno que surgiu do funk é a cantora Anitta. A cantora conquistou terras internacionais e fez feats com diversos artistas, como seu single “Vai Malandra“, em parceria com Mc Zaac, Maejor feat Tropkillaz e DJ Yuri Martins, que já foi assistido mais de 453 milhões de vezes. O clipe não é o único que tem milhões de visualizações. “Cavalo de Troia” do MC Kevin, do canal GR6 Explode (+40 milhões de inscritos) também é um dos exemplos da força do funk nacional, tendo mais de 533 milhões de visualizações.
O funk como expressão
O funk também é moda e é no YouTube fãs podem ter contato com “os kits”: roupas, tênis, óculos, joias, cortes de cabelo e unhas que são primeiro usados pelos artistas do funk em seus videoclipes e logo caem no gosto do povo. A dança também é uma das características indispensáveis do funk.
Diversos passinhos surgem a cada dia e são compartilhados, principalmente, no Shorts, dando a chance de todos aprenderem e se lançarem no baile, inclusive os gringos, que já estão caindo na dança.
“O Brasil é um dos países que mais usa o Shorts, o que faz com que a nossa cultura possa se expandir e conquistar todo o mundo. O funk é um ritmo contagiante e acaba funcionando como uma linguagem universal: o mundo inteiro se sente convidado a reproduzir passos ou participar de trends e compartilhá-las em vídeos curtos no YouTube”, afirma Marianna Ribeiro, YouTube Shorts Trends Manager.
Veja 5 videoclipes de Funk que alcançaram contagens milionárias:
MC Fioti – Bum Bum Tam Tam
MC Fioti conquistou os 5 continentes com o single “Bum Bum Tam Tam”, do canal KondZilla, lançando em 2017, e atingiu a marca de 1.8 bilhão de visualizações no YouTube. A melodia contagiante e fácil de cantar, com a sample da flauta de Bah, se tornou um dos hinos globais do gênero, sendo reproduzido por diversos artistas em grandes festivais como Coachella.
MC Kevinho – Olha a Explosão
“Olha a Explosão” de MC Kevinho, lançado em 2016, explodiu nas paradas e garantiu mais de 1.2 bilhão de visualização na plataforma. Com a batida forte e ritmo envolvente, caiu no gosto do público e foi sucesso no carnaval do ano seguinte.
Amor de Verdade – MC Kekel e MC Rita
O sucesso “Amor de Verdade”, do MC Kekel em parceria com MC Rita, representa outro cenário no funk brasileiro, conhecido como funk melódico. Com letras emotivas, a música se destacou entre os singles lançados na época. O videoclipe, que transmite uma energia positiva, já acumulou mais de 760 milhões de visualizações.
MC Kevin – Cavalo de Troia
O sucesso de MC Kevin com a música “Cavalo de Troia” trouxe para os bailes um hino de superação. O single aborda as dificuldades da vida e como, apesar delas, o jovem consegue vencer os obstáculos e alcançar o sucesso. Essa narrativa ressoa profundamente com o público, que se identifica com as histórias de luta e superação. O videoclipe da música já ultrapassou 534 milhões de visualizações no YouTube.
Anitta, Mc Zaac, Maejor feat. Tropkillaz & DJ Yuri Martins – Vai Malandra
“Vai Malandra” é um dos vídeos mais icônicos de Anitta, com mais de 450 milhões de visualizações. O videoclipe destaca a cultura funk e dá visibilidade à realidade das comunidades cariocas. A música, em parceria com artistas nacionais e internacionais, demonstra como o funk carioca tem conquistado o mercado internacional.
Dia Nacional do Funk: por que no dia 12 de julho?
No final de 2023, a Câmara aprovou um Projeto de Lei que visa criar o Dia do Funk em 12 de julho. A data escolhida é uma homenagem ao “Baile da Pesada”, festa conhecida como grande precursora para a popularização do funk, que aconteceu neste dia, em 1970.
Já aprovado pela Comissão de Educação e Cultura do Senado, o PL avançou e, se não contar com o recurso de nenhum Senador, seguirá para sanção presidencial, oficializando finalmente o marco.