Para os fãs de Rolling Stones, esta terça-feira (18) é dia de celebrar os 75 anos do guitarrista Keith Richards. E um fã, pra lá de especial, que atende pelo nome de Gilberto Gil resolveu surpreender a internet esta manhã ao publicar um vídeo onde aparece tocando tamborim em um show da banda britânica. Foi durante a performance de “Sympathy For The Devil”, em um concerto em Los Angeles, em julho de 1975.
São imagens inusitadas. Enquanto os Stones estão em cena, executando a música que eles acreditam ser um samba, um grupo de pessoas dança e toca instrumentos de percussão por trás do palco. No escuro, é difícil identificá-las. Até que Mick Jagger vai a elas e as puxa para a frente, formando uma espécie de “trenzinho”. Lá estão Gil, de branco, com um tamborim, e o saudoso Moacir Santos, sorridente à frente de Gil, com uma camisa de cores fortes e um prato nas mãos.
Som e imagem estiveram guardados no cofre dos Rolling Stones e desde 2015 podem ser vistos num dos volumes da série “From the Vault”. No combo “L.A. Forum”, com dois CDs e um DVD, temos a íntegra de dois shows gravados na época em que o guitarrista Mick Taylor fora substituído por Ronnie Wood.
O clássico, lançado originalmente no álbum Beggars Banquet em 1968, foi inspirada na viagem que Mick Jagger e Keith Richards fizeram ao Brasil no início daquele ano. A dupla teria visitado um terreiro de candomblé, na Bahia, e a percussão da faixa foi uma tentativa de reproduzir os sons dos atabaques.
Seu Gilberto já esteve no palco com muita gente, mas você sabia que ele já tocou com os @RollingStones? Para comemorar o aniversário de @officialkeef, assista o trecho de “Sympathy For The Devil” em Los Angeles, 1975, em que Seu Gilberto aparece tocando tamborim! #EquipeGil pic.twitter.com/wEvyHEpSw6
— Gilberto Gil (@gilbertogil) 18 de dezembro de 2018