Foto: reprodução/ @lilnasx Instagram
in ,

Nike e coletivo responsável por “tênis satânico” de Lil Nas fazem acordo

A batalha judicial entre a Nike e o coletivo artístico MSCHF, responsável pela customização e distribuição do “tênis de satanás” em colaboração com Lil Nas X, chegou ao fim. Segundo informações divulgadas pela agência Reuters, a marca de sapatos e os parceiros do artista chegaram a um acordo de recall dos produtos vendidos durante o lançamento do single “MONTERO (Call Me By Your Name)”.

Sendo assim, os tênis customizados inspirados na temática “diabólica” do vídeo de Lil Nas serão devolvidos ao coletivo por seus compradores, que receberão reembolso total do valor pago pelo produto. Mesmo custando mais de mil dólares, o Air Max 97 Satan Shoes vendeu todos os seus 666 pares em poucos minutos.

Igreja de Satã dá os parabéns a Lil Nas X
(Foto: Divulgação)

A versão satânica do calçado da Nike ganhou uma cruz invertida, um pentagrama e um liquido que simula (ou não) sangue humano. Assim como o clipe da nova música de Lil Nas, a edição limitada do sapato rendeu uma semana em que o artista se dividiu entre o céu e o inferno: enquanto comemorava o bom desempenho do single nas paradas globais, o cantor foi atormentado por discursos conservadores e com o processo movido pela empresa que fabricou o tênis original.

O processo

A Nike abriu uma ação contra o coletivo de artistas do Brooklyn que, inspirados em Lil Nas X, modificou o modelo Air Max 97 da marca de sapatos. A empresa argumentou que, mesmo não sendo um lançamento oficial, a versão customizada do produto rendeu problemas relacionados a imagem da empresa. O coletivo respondeu dizendo que se tratavam de obras de arte, numeradas e vendidas a colecionadores.

Na última quinta-feira, o juiz responsável pelo caso concordou com a empresa e emitiu uma ordem restritiva que impedia a comercialização de mais modelos não oficiais pelo Mschf, o que não fez muita diferença visto que se tratava de uma edição limitada e esgotada. Nesta semana, foi noticiado pela agência Reuters que o acordo citado acima havia sido firmado de forma voluntária, colocando um ponto final na disputa.

Escrito por Douglas Françoza

‘Met Him Last Night’: Demi Lovato confirma clipe com Ariana Grande

Duda Castro posa com Austin Mahone e fãs falam em romance