A Nielsen US divulgou nesse mês (12) uma pesquisa que avalia a audiência e os hábitos de consumo nos EUA durante o segundo semestre de 2018.
Apesar da pesquisa ter como base o público dos EUA, o mercado brasileiro não fica atrás nesses números.
Em seguida, recortamos alguns aspectos que merecem a nossa atenção até mesmo, como uma futura tendência para criação de estratégias e ações:
Esse gráfico mostra o tempo por dia gasto em média nas Redes Sociais por um adulto norte-americano.
O gráfico é dividido entre: smartphone, computador e tablet. O smartphone domina a preferência.
Esse resultado mostra que a estratégia de Vídeos Verticais (clipes), que nós comentamos aqui no MM esse ano e você pode ler clicando aqui; tem como base esse hábito de consumo.
Quem nunca usou o celular enquanto assistia TV? Essa pesquisa veio para mostrar que essa pode ser uma nova tendência do mercado e que podemos explorá-la.
Nas duas ocasiões, TV e digital ou TV e áudio a atenção sempre é dividida. O insight interessante é como isso pode ser explorado na música.
Já que no gráfico anterior a porcentagem foi alta para uso de aparelhos junto com a TV, de que maneiras você interage com o conteúdo assistido na TV?
Então, temos as opções: consultar informações sobre o conteúdo assistido; enviar e-mail, texto ou mensagem sobre o assunto; comprar um produto anunciado; escrever nas redes sociais; procurar por um conteúdo diferente após descobrir algo online.
Nesse gráfico, a Nielsen traz os picos de horários e os hábitos de consumo dos norte-americanos. A televisão pra eles é muito forte a exemplo do intervalo do Super Bowl ser o mais caro e assistido mundialmente.
Mas, podemos observar a força do Digital e a presença das Rádios também, com força maior pela manhã.
Especificamente sobre dispositivos de áudio, o rádio tem preferência destacada.
Detalhe para o crescimento dos podcasts, com 19%.
‘Smart Speaker’ ou auto-falantes bluetooth estão cada vez mais populares.
Eles cresceram o consumo de podcasts e audiobooks e também criaram uma forma mais personalizada de ouvir música, principalmente pela presença do streaming.
A pesquisa é muito completa e você pode conferir clicando aqui.
Alguns insights gerais:
• Adultos dos EUA passam 10 horas e 24 minutos por dia conectados à mídia;
• Adultos entre 50 e 64 anos passam mais tempo por dia na mídia do que qualquer outro grupo etário;
• Adultos de 18 a 34 anos passam mais tempo em digital do que em TV e dispositivos conectados à TV;
• O uso de dispositivos conectados à TV e à TV atinge o pico durante as 21h;
• Quase três quartos (73%) do tempo de mídia gasto às 11h é consumido através da TV;
• 92% dos adultos ouvem rádio durante a semana média, mais do que qualquer plataforma;
• 19% dos adultos dos EUA ouvem podcasts toda semana;
• 24% das famílias possuem um alto-falante inteligente.
Quanto mais conhecer o seu público, mais assertiva serão as suas ações.