Celebrando o Dia da Visibilidade Trans, a live #PalcoPOPline recebeu os artistas Nick Cruz e Benjamín que relataram as suas experiências como cantores trans no Brasil. A apresentadora da atração, Carol, fez questão de lembrar que o Dia da Visibilidade Trans é um assunto que diz respeito à sociedade como um todo, já que o nosso país é o que mais mata as pessoas trans no mundo, sendo também o território onde mais é pesquisado sobre pornografia com pessoas trans.
Nick Cruz começou falando sobre a importância da data:
“Faz com que possamos ter esse reconhecimento, já que somos minorias. Acho que essa conscientização é muito importante para visar o nosso espaço, a nossa fala e mostrar que podemos ocupar os mais diversos especiais”.
Já Benjamin falou sobre a importância de nessa data ser reafirmada a vida dessas pessoas.
“Para mim, os dias de visibilidade trans, porque temos o nacional em janeiro e agora, o internacional, é muito importante, acima de tudo, vejo como um dia que possamos celebrar! Porque, infelizmente, muito se fala dos trans sendo violentados, desrespeitados, mas acho também que é a oportunidade de celebrarmos quem realmente nós somos”.
Nick lembrou como foi o começo da sua trajetória: “Eu saí de casa aos 15 anos, não com problemas com a minha identidade de gênero, mas porque eu queria ser independente. Aí eu trabalhei como pintor, reforma, até que tive uma oportunidade de me enveredar para as artes“.
Benjamín relembrou o seu processo de transição de gênero:
“Acho que ser artista já é um local de bastante vulnerabilidade. Os meus processos pessoais acabam vindo a público, mas sem dúvidas, eu tive uma rede de apoio muito grande que me ajudou em toda a transição. O medo existe, mas eu senti que deveria sim ultrapassar”.
Nick Cruz começou o momento musical cantando “Me Sinto Bem” e Benjamín, “Gela”.
Os dois artistas falaram que também tem planos de lançar músicas em outros idiomas. A live terminou com o dueto de Carol e Nick Cruz cantando a canção “A Tua Voz” e Benjamín e a nossa apresentadora fazendo uma releitura da música “Tua”, de Liniker.