Menu
in ,

Ney Matogrosso completa 80 anos: relembre oito momentos marcantes!

Cantor está lançando um EP novo e promete shows para o último trimestre.

Ney Matogrosso completa 80 anos: relembre oito momentos marcantes!

(Foto: Divulgação)

Ney Matogrosso completa 80 anos de idade neste domingo (1º/8), em plena atividade. O artista, que começou a carreira chamando a atenção do Brasil no grupo Secos & Molhados, se presenteou com um EP novo, intitulado “Nu Com a Minha Música”, e planeja seu retorno aos palcos para o último trimestre.

“Quando eu era criança pensava que nos anos 2000 ninguém ia estar vivo. Mas estamos aqui em 2021, firme e fortes. Eu não tenho medo de morrer, não tenho medo do fim”, disse o artista em recente entrevista ao UOL. E vem mais história por aí!

(Foto: Leo Aversa / Divulgação)

Relembre momentos marcantes da trajetória de Ney Matogrosso

1. O início no Secos & Molhados

Foi rápida e avassaladora sua passagem pelo grupo Secos & Molhados nos anos 1970. Ney Matogrosso ficou no grupo entre 73 e 74 – tempo suficiente para lotar o Maracanãzinho (com uma multidão também do lado de fora) e uma turnê internacional.



2. Sucesso na carreira solo

Logo no início de sua carreira solo, o cantor enfileirou sucessos inesquecíveis – como “Homem com H”, “Pro Dia Nascer Feliz”, “Vida, Vida”, “Vereda Tropical”, entre outros, enquanto o país comentava sua androginia.


Advertising
Advertising

3. “Tanto Amar”, uma das mais tocadas

Esse é um dos maiores sucessos da carreira de Ney Matogrosso – uma de suas músicas mais tocadas no país. Ela faz parte do álbum “Mato Grosso”, lançado em 1982.



4. Abertura do Rock in Rio

Ney Matogrosso abriu a primeira edição do festival Rock in Rio, em 1985. O show para 300 mil pessoas deu início à programação, com Whitesnake, Iron Maiden e Queen na mesma noite.



5. “Poema”, um dos grandes sucessos

Um dos grandes sucessos de Ney que sobreviveu ao tempo é “Poema”, escrita por Cazuza, que foi seu namorado. A música faz parte do álbum “Olhos de Farol”, lançado em 1999, e é a mais ouvida dele no Spotify.



6. Homenagem a Cartola

Outro ponto alto da carreira é o DVD “Ney Matogrosso Interpreta Cartola”, lançado em 2003. O projeto foi tão bem sucedido que rendeu ainda uma versão ao vivo em 2004.

7. Bloco na Rua

Em 2019, o cantor resgatou músicas que marcaram a história da MPB com arranjos atualizados no álbum ao vivo “Bloco da Rua”, mostrando sua vitalidade.

8. “Nu Com a Minha Música”

Em comemoração aos 80 anos, Ney Matogrosso estreia o clipe de “Nu Com a Minha Música” neste domingo às 23h (horário de Brasília).

Escrito por Leonardo Torres