O TikTok Information Technologies UK, representantes dos negócios do TikTok, aponta um faturamento de US$ 990,46 milhões nos últimos 12 meses. Esse valor representou um crescimento de 477% em relação ao ano anterior. As informação são do site Music Business Worldwide.
Leia Mais:
- Conheça ‘Os Quebradeiras’, dos hits “Na rebolada” e “Já Peguei, Quero Pegar”
- Quem te deu permissão? Entenda a trend dos ‘ciumentos’ no TikTok
- Jade Picon, Zé Felipe e mais se jogam na trend “Se fosse crime”
De acordo com o TikTok, o aumento do faturamento em 2021 na União Europeia, Islândia, Liechtenstein, Noruega, Reino Unido e Suíça, foi impulsionado principalmente pelo crescimento contínuo de sua base de usuários. Além disso, a plataforma atribui esses dados ao que chama de ferramentas de monetização aprimoradas para melhorar a experiência dos anunciantes.
No entanto, o TikTok também revela uma perda operacional anual de US$ 895,58 milhões, aumentando 37% em comparação com uma perda de US$ 654,20 milhões em 2020. As justificativas para elas são referentes ao aumento dos custos com pessoal, com o número médio mensal de funcionários da plataforma na Europa aumentando de 1.302, em 2020, para 4.396, em 2021.
Ainda foi divulgado que os custos de vendas da empresa triplicaram em relação ao ano anterior, atingindo US$ 1 bilhão em 2021. A plataforma informou que seus negócios de anúncios na Europa geraram US$ 802,3 milhões em 2021, contra US$ 152,4 milhões no ano anterior.
> TikTok anuncia a criação de Avatar e o controle de tempo de uso de cada sessão na plataforma
A plataforma da ByteDance diz que aumentou o número de funcionários em suas equipes de vendas. O TikTok ainda observa os riscos comerciais que enfrenta em relação à concorrência de outras empresas que operam redes sociais baseadas em conteúdo e que vendem publicidade para companhias que desejam alcançar consumidores.
Enquanto isso, o negócio de transmissão ao vivo da plataforma na Europa gerou US$ 151 milhões em 2021. As receitas de negócios do TikTok na Europa revelam que a União Europeia gerou US$ 532 milhões em 2021. Já o Reino Unido, US$ 279 milhões. Enquanto os mercados geográficos listados pelo TikTok como ‘Outros’ corresponderam a US$ 179 milhões em 2021.
Além disso, a plataforma destacou que o tamanho da base de usuários e o nível de engajamento dos usuários são cruciais para os negócios. Em setembro de 2021, o TikTok tinha mais de 1 bilhão de usuários ativos mensais.